Detran registra 1.500 atendimentos diários em Londrina
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terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Simoni Saris<br>Reportagem Local
A procura por serviços do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) que demandam vistorias nos veículos cresceu 30% em dezembro em Londrina. Juntas, as três unidades do órgão de trânsito no município têm feito, em média, 1.500 atendimentos diários. Segundo o chefe da Ciretran, Antenor Ribeiro, o aumento na procura ocorreu em razão do período de férias e viagens e também devido ao pagamento do 13º e da melhora na economia, que aqueceu o setor de comércio de veículos. "Aumentou a aquisição de veículos e, com isso, as solicitações de transferência, emplacamento, regularização da situação de veículos e outras pendências de documentos. Com o pagamento da primeira parcela do 13º as pessoas também aproveitaram para tirar a primeira habilitação", disse.
Os proprietários de veículos que pretendem viajar nas festas de final de ano e precisam de algum desses serviços devem se apressar porque o atendimento só vai até o dia 26 de dezembro. A partir do dia 27, o órgão entra em recesso e os funcionários só retornam ao trabalho em 3 de janeiro.
Quem deixou para procurar atendimento em dezembro tem que ter paciência. O metalúrgico Marlon Correia reclamou da demora. Ele chegou ao Detran nesta segunda-feira (18) por volta das 8 horas e 40 minutos depois ainda havia mais de dez carros na sua frente. "Preciso fazer a transferência do veículo porque tem prazo para fazer isso, mas está demorando muito. A fila está muito grande", queixou-se.
A professora intérprete Joelma dos Reis Mendes também encontrou uma longa fila, mas disse que foi preparada para esperar. "Soube pela imprensa que o movimento estava alto nesses dias e vim sabendo que ia ter que ficar na fila", comentou. "Deixei para fazer a transferência da documentação na última hora, vai vencer no início de janeiro o prazo, então resolvi vir. Até que a fila não está tão longa. Achei que ia ter mais gente."
O servente de pedreiro William Bueno Lima disse que perdeu a manhã de trabalho para poder ir ao Detran regularizar a documentação do veículo. "É muita fila e está demorando muito para andar. E o pior é que eu tenho que ficar aqui porque a gente tem prazo para fazer a regularização e o meu vai vencer daqui a cinco dias", reclamou.
Pouco antes das 9h, cerca de 30 veículos aguardavam para fazer a vistoria na unidade do Detran da Vila Yara (zona leste), a única onde esse tipo de serviço é feito. A fila dobrava a esquina da rua Suindara com a Avenida Brasília. O tempo médio de espera por atendimento era de 50 minutos.
Transferências, primeiro emplacamento, legalização de documentação e mudança de características do veículo são alguns dos serviços feitos pelo Detran que demandam vistorias no veículo.
TRÊS POSTOS
Londrina conta com três postos de atendimento do Detran na rua Suindara, na Vila Yara, na rua Guaporé, e no Londrina Norte Shopping. Mas a maioria das vistorias só pode ser feita na unidade da Vila Yara. No posto de atendimento da rua Guaporé, apenas a vistoria para veículos novos que serão emplacados pela primeira vez está disponível. No Londrina Norte Shopping não é feito nenhum tipo de vistoria. "O mecanismo de agendamento ainda não está sendo usado pelo Detran aqui em Londrina. Em 2018 estaremos colocando em prática essa ferramenta", disse Ribeiro. "Temos a vistoria domiciliar, para baixa de veículos e sinistros, mas a procura ainda é muito pequena."
O horário de atendimento do Detran é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O órgão de trânsito estende o atendimento até às 16 horas, mas apenas para os usuários que chegarem até às 14 horas e retirarem senha.