Usuários devem ficar atentos porque atendimento no Detran só será realizado até o dia 26 de dezembro
Usuários devem ficar atentos porque atendimento no Detran só será realizado até o dia 26 de dezembro | Foto: Gina Mardones



A procura por serviços do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) que demandam vistorias nos veículos cresceu 30% em dezembro em Londrina. Juntas, as três unidades do órgão de trânsito no município têm feito, em média, 1.500 atendimentos diários. Segundo o chefe da Ciretran, Antenor Ribeiro, o aumento na procura ocorreu em razão do período de férias e viagens e também devido ao pagamento do 13º e da melhora na economia, que aqueceu o setor de comércio de veículos. "Aumentou a aquisição de veículos e, com isso, as solicitações de transferência, emplacamento, regularização da situação de veículos e outras pendências de documentos. Com o pagamento da primeira parcela do 13º as pessoas também aproveitaram para tirar a primeira habilitação", disse.

Os proprietários de veículos que pretendem viajar nas festas de final de ano e precisam de algum desses serviços devem se apressar porque o atendimento só vai até o dia 26 de dezembro. A partir do dia 27, o órgão entra em recesso e os funcionários só retornam ao trabalho em 3 de janeiro.

Quem deixou para procurar atendimento em dezembro tem que ter paciência. O metalúrgico Marlon Correia reclamou da demora. Ele chegou ao Detran nesta segunda-feira (18) por volta das 8 horas e 40 minutos depois ainda havia mais de dez carros na sua frente. "Preciso fazer a transferência do veículo porque tem prazo para fazer isso, mas está demorando muito. A fila está muito grande", queixou-se.

A professora intérprete Joelma dos Reis Mendes também encontrou uma longa fila, mas disse que foi preparada para esperar. "Soube pela imprensa que o movimento estava alto nesses dias e vim sabendo que ia ter que ficar na fila", comentou. "Deixei para fazer a transferência da documentação na última hora, vai vencer no início de janeiro o prazo, então resolvi vir. Até que a fila não está tão longa. Achei que ia ter mais gente."

O servente de pedreiro William Bueno Lima disse que perdeu a manhã de trabalho para poder ir ao Detran regularizar a documentação do veículo. "É muita fila e está demorando muito para andar. E o pior é que eu tenho que ficar aqui porque a gente tem prazo para fazer a regularização e o meu vai vencer daqui a cinco dias", reclamou.

Pouco antes das 9h, cerca de 30 veículos aguardavam para fazer a vistoria na unidade do Detran da Vila Yara (zona leste), a única onde esse tipo de serviço é feito. A fila dobrava a esquina da rua Suindara com a Avenida Brasília. O tempo médio de espera por atendimento era de 50 minutos.

Transferências, primeiro emplacamento, legalização de documentação e mudança de características do veículo são alguns dos serviços feitos pelo Detran que demandam vistorias no veículo.

TRÊS POSTOS
Londrina conta com três postos de atendimento do Detran – na rua Suindara, na Vila Yara, na rua Guaporé, e no Londrina Norte Shopping. Mas a maioria das vistorias só pode ser feita na unidade da Vila Yara. No posto de atendimento da rua Guaporé, apenas a vistoria para veículos novos que serão emplacados pela primeira vez está disponível. No Londrina Norte Shopping não é feito nenhum tipo de vistoria. "O mecanismo de agendamento ainda não está sendo usado pelo Detran aqui em Londrina. Em 2018 estaremos colocando em prática essa ferramenta", disse Ribeiro. "Temos a vistoria domiciliar, para baixa de veículos e sinistros, mas a procura ainda é muito pequena."

O horário de atendimento do Detran é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O órgão de trânsito estende o atendimento até às 16 horas, mas apenas para os usuários que chegarem até às 14 horas e retirarem senha.