Por ordem do diretor-geral do Detran/PR, César Franco, foi iniciada anteontem uma auditoria na Ciretran de Londrina. A medida vai apurar possíveis irregularidades como a falsificação de documentos para carros roubados. A auditoria foi autorizada após denúncia publicada pela Folha na matéria ‘‘Foragido da Justiça denuncia policiais’’.
O foragido Milton Vicente de Lima denuncia ao Tribunal de Justiça várias pessoas do Norte do Estado, entre elas, o chefe da Ciretran em Londrina, Arlindo Barbosa, no envolvimento com carros roubados.
Segundo o coordenador de auditagem do Detran, Carlos Roberto Mattos do Valle, a medida é administrativa. ‘‘Pode ser que não encontremos nenhuma ligação de Barbosa com a quadrilha de carros presa em Arapongas, em fevereiro. Mas já detectamos alguns erros em procedimentos administrativos’’, ressalta.
O Detran está fazendo auditagem em diversos escritórios espalhados pelo Norte e Noroeste do Paraná. ‘‘Temos indícios de que carros roubado em outros Estados estão sendo ‘esquentados’ no Paranᒒ, comenta. A Polícia Civil do Paraná também está investigando a ação de quadrilhas especializadas em recolocar no Paraná carros roubados em outros Estados.
Inquérito Na denúncia, Milton Vicente de Lima acusa diversas pessoas de integrar o crime organizado no Norte do Estado, vinculado ao roubo de carros em São Paulo e sua ‘‘legalização’’ e venda no Paraná e Santa Catarina. O advogado de Milton, Rui Alberto Zibetti, de Cascavel, não mencionou que seu cliente responde a um inquérito em Maringá por posse de carro remarcado.
A apreensão de um Vectra aconteceu em janeiro por uma equipe da Polícia Civil de Maringá. O veículo está apreendido na delegacia de Furtos e Roubos e as investigações ainda estão em andamento.
O delegado-chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Leonil Cunha Pinto, determinou que policiais fossem até a Arapongas para confirmar a denúncia junto a Wagner Vicentini, preso em fevereiro em Arapongas com uma quadrilha de roubo de carros. Segundo o delegado, Vicentini negou ter pago R$ 120 mil aos policias maringaenses ou qualquer envolvimento com eles.
A denúncia envolvendo policiais de Maringá foi feita por Milton Lima.

mockup