Imagem ilustrativa da imagem Detonação de rochas é confirmada para quinta na zona leste
| Foto: Foto: Reprodução

A secretaria municipal de Obras e Pavimentação confirmou a detonação de rochas na tarde de quinta-feira (24), para continuação das obras do trecho três do Arco Leste. A explosão está prevista para às 16h, nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto Governador José Richa, na zona leste de Londrina.

Moradores de um raio de 500 metros da detonação tiveram o imóvel classificado como área de risco. Por isso, foram comunicados nos últimos dias da necessidade de deixarem o local, pelo menos, até às 15h45, na quinta. O ponto de segurança será a avenida Robert Koch, esquina com a rua Harue Tanaka.

Uma sirene será acionada cerca de 15 minutos antes da explosão e, após uma vistoria de técnicos, um segundo sinal deverá tocar para avisar que o retorno para as casas está autorizado. Em razão dos trabalhos, também será necessária a interrupção do trânsito na estrada do Limoeiro.

O procedimento, para explodir uma rocha com cerca de 100 metros de extensão, foi autorizado pelo Exército Brasileiro e Força Aérea. Os voos estarão suspensos no espaço no momento da intervenção. A rocha está em um terreno descampado abaixo da cabeceira do aeroporto e, no momento, impede a execução da nova pista viária e do sistema de drenagem e captação das águas das chuvas. Serão utilizados 1.200 quilos de explosivos.

A previsão de entrega no trecho três, que vai ligar a avenida Salgado Filho até a Robert Koch, é o final deste ano. O custo total é de aproximadamente R$ 10,5 milhões.