Detentos fazem rebelião e feridos em DP de Curitiba
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de agosto de 2001
Kátia Michele<BR>De Curitiba 
Detentos do 7º Distrito Policial promoveram ontem mais uma rebelião em Curitiba. Depois de uma tentativa de fuga frustrada, por volta das 16 horas 30 presos se amotinaram e fizeram 11 internos como reféns. Eles queriam ser transferidos para outras carceragens, por causa da superlotação. Com 45 vagas, o 7º Distrito tinha ontem 112 internos.
A rebelião terminou às 19 horas, com a transferência de 15 presos. Dos 11 reféns, nove ficaram feridos com golpes de estoques. Quatro dele tiveram que ser encaminhados para o hospital. Com os detentos rebelados foram encontrados um telefone celular e 30 estoques. Ao lado do 7º Distrito Policial funciona uma escola. Na semana passada uma rebelião no 11º Distrito terminou com quatro presos feridos.
FozSete presos fugiram ontem da delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu. Na noite anterior, outros 27 detentos haviam tentado fugir por um buraco escavado na parede. As celas têm capacidade para 18 pessoas, mas estão superlotadas com 62 detentos, sendo a metade condenada.
A fuga aconteceu nos primeiros minutos da madrugada. Eles serraram as grades da cela número um e também de outras três portas de ferro, conseguindo fugir pelo pátio. Os vigias perceberam a ausência dos detentos somente durante a manhã. Segundo o delegado-chefe da PF em Foz, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita, todos os fugitivos estavam envolvidos com tráfico de drogas, sendo quatro deles já condenados. ''Fizemos uma revista na noite anterior, onde apreendemos duas serras. Mas ainda assim é difícil cuidar de presos que já deveriam estar cumprindo pena em uma penitenciária'', lamentou Mesquita.


