Detentos do 5º DP estão com micose
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de março de 2005
O problema da superlotação das carceragens dos distritos policias compromete a saúde dos detentos. Desde dezembro de 2004, alguns dos presos do 5º DP, na Zona Norte, apresentam micoses provocadas por fungos. Na tarde de ontem, durante o horário de visita, as crianças foram impedidas de entrar no distrito.
O médico Antônio da Costa Funfas Neto foi até o local na época, após diagnosticada a infecção de um dos detentos. Segundo ele, o paciente foi medicado e receitamento um creme para os outros 14 que apresentavam o mesmos sintomas. ''O problema é que nem todos seguiram as indicações médicas e podem ter retrasmitido o fungo para outros presos'', declarou Funfas.
O médico pretende passar hoje à tarde no 5º DP para nova avaliação. ''Pelo que me informaram, 24 homens já foram contaminados com certeza. Mas pode ser que sejam mais'', informou. Funfas relembrou que o ambiente é propício para a proliferação de fungos, especialmente porque em um cela onde deveriam estar quatro detentos, estão 12.
A delegada Paula Francinete Nunes, que respondia pelo 5º DP até ontem, informou que soube que os detentos poderiam estar com sarna, mas considerou que isso pode ocorrer em qualquer carceragem. ''Quanto à limpeza do local eu posso dizer que está tudo correto. Agora vamos esperar o médico para dizer o que realmente está acontecendo'', disse a delegada. Hoje o titular do 5º DP, Marcos Belinati, reassume a coordenação do distrito. Ele estava em férias desde fevereiro. (C.R.)