Detentos da PEM recebem diplomas
Lucinéia Parra
De Maringá
Os presos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) participaram ontem da solenidade de formatura de 84 internos que concluíram o ensino fundamental e médio através do Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância (Cead). Um coral com 27 detentos se apresentou cantando música popular brasileira.
De acordo com o coronel Antonio Tadeu Rodrigues, diretor da PEM, a educação garante aos presos melhores condições de conseguir uma vaga no mercado de trabalho depois de cumprir a pena de reclusão. Quando eles (presos) deixam a penitenciária, enfrentam muitas dificuldades para conseguir um emprego. Ao concluir o ensino na penitenciária, as chances deles são um pouco melhores, disse Rodrigues.
Desde que teve início a educação continuada a distância na PEM, é cada vez maior o número de internos interessados em voltar a estudar. Em 1996 apenas 19 presos se matricularam. Em 97, o número aumentou para 46 e, este ano, dos 357 detentos, 182 participam das aulas. Gilmar Pereira, 33 anos, condenado por furto, recebeu ontem o diploma do ensino fundamental. Ele conta que jamais pensou em voltar a estudar e que tem muita esperança de que a educação possa lhe ser muito útil quando deixar a penitenciária.
Pereira já está cursando o ensino médio na PEM. Ele deve deixar a penitenciária em dois anos. Lá fora eu nem imaginava voltar a estudar porque não me achava capaz, disse. Segundo a coordenadora do Cead Marlene Avelino Barbosa, os presos que participam das aulas têm excelente desempenho. Eles são muito interessados, destaca.





