Designer de Londrina ensina a produzir e customizar máscaras
Com materiais que tem em casa e habilidade manual é possível fazer a peça tão necessária nos próximos dias
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de abril de 2020
Com materiais que tem em casa e habilidade manual é possível fazer a peça tão necessária nos próximos dias
Laís Taine - Grupo Folha
De acordo com o decreto anunciado e divulgado pelo prefeito Marcelo Belinati no último sábado (11), o uso de máscaras de contenção passa a ser obrigatório em Londrina. Antes da pandemia, a peça não fazia parte da rotina dos londrinenses, mas diante das novas medidas, a população vai ter que se adaptar ao item. Pensando nisso, designer de moda ensina a produzir máscaras em casa e dá dicas de customização para torná-las mais leves e descontraídas.

O processo é simples e pode ser feito com material que a pessoa já tem em casa. “O mais interessante é que seja feita com tecido 100% algodão, porque não atrapalha tanto na respiração”, explica a designer de moda Érica Takahashi. A costura pode ser feita a mão, com agulha e linha. A designer usou elástico para o encaixe na orelha, mas quem não tiver o material pode fazer tiras do tecido para amarrar.
A customização vai depender da criatividade de cada um. Takahashi usou tinta para tecido. “Se não tiver todos os materiais em casa, alguns armarinhos da cidade trabalham com e-commerce", explica. Uma boa dica também é procurar os bazares dos bairros, muitos estão utilizando as redes sociais como ferramenta de vendas.
A designer disse passou a produzir para amigos e familiares, mas agora, com a medida de obrigatoriedade do uso, se dispôs a ensinar para outras pessoas apresentando uma proposta diferente. “Eu acho que customizando fica mais divertido. Máscara lembra coisa séria, de hospital, parece que as pessoas estão doentes, acho que pode ser mais divertido nesse momento, tira um pouco da carga”, analisa.
Além de produzir algo que será muito útil nas próximas semanas, a própria atividade pode trazer benefícios. “É um trabalho simples, a avó que está em casa e não pode sair ou até uma criança (acompanhada dos pais) pode ajudar na atividade”, explica. Por ser um processo manual, a produção se torna terapêutica.

Para ajudar os leitores, a FOLHA fez um vídeo ensinando como fazer a peça e disponibiliza os moldes para imprimir em casa.
Assista o tutorial e baixe os moldes:





