Nesta quinta-feira (7), das 9h às 11h30, na avenida Leste-Oeste, região central de Londrina, acontecerá o tradicional desfile de Sete de Setembro, que neste ano comemora o 201º aniversário da Independência do Brasil. O evento terá a participação de bandas e fanfarras, estudantes de escolas públicas e privadas, idosos, representantes de forças de segurança, membros de ONGs, atletas, profissionais da cultura, entre outros.

No total, 46 comitivas foram inscritas e cerca de 4.800 pessoas irão compor o desfile. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas assistam ao evento. Para facilitar a organização da atividade, a SME enviou a todas as instituições participantes uma lista com a ordem em que cada entidade desfilará, assim como mapas que mostram o percurso.

“Esperamos que a população encha a Avenida Leste-Oeste, e que tenhamos um desfile cheio de alegria, como já é tradição em Londrina. Convidamos a toda a comunidade para comparecer e prestigiar o trabalho feito com tanto carinho pelas escolas municipais, forças de segurança e outras instituições”, afirmou a responsável por projetos pedagógicos da secretaria municipal de Educação, Carla Cordeiro.

LEIA TAMBÉM:

= Feriado de 7 de Setembro: confira como funcionam serviços municipais

= UBS da Vila Nova vai funcionar no santuário durante reforma

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informa que, em decorrência da realização do desfile, a Leste-Oeste estará interditada no trecho entre a rua Guaporé e as proximidades do viaduto em construção, no cruzamento com a avenida Rio Branco.

Devido ao fechamento, que começará as 7h30 de quinta-feira (7) e afetará todas as ruas que desembocam na área do desfile, o trânsito na Leste-Oeste será desviado para vias alternativas, como as ruas Araguaia, Porto Alegre, Tietê e Benjamin Constant. As interdições serão realizadas por agentes da CMTU, da Guarda Municipal e da Polícia Militar .

O gerente de Fiscalização de Trânsito da CMTU, Jonas Rico, orienta que os motoristas estejam atentos à sinalização, aos limites de velocidade e aos pontos de bloqueio. “Se todos forem cautelosos e respeitarem as normas de circulação, teremos todos um grande desfile cívico e as pessoas chegarão a seus destinos com tranquilidade e segurança”, garantiu.

Segundo o gerente, a expectativa é que os cruzamentos obstruídos sejam liberados até o final da manhã, após o encerramento das apresentações.

FLUXO DO DESFILE

Diferentemente dos anos anteriores, quando os integrantes seguiam em direção ao Centro da cidade, neste ano o fluxo se dará no sentido inverso. Isto é, a marcha partirá da região da rua Manaus rumo à interseção com a rua Cabo Verde, onde irá ocorrer a dispersão dos integrantes. O palanque que abrigará as autoridades estará localizado na altura da Leste-Oeste com a São Luiz.

(Com informações do N.Com)