Desconto atrai 50% dos contribuintes
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de janeiro de 1999
Marcos Zanatta 
Pelo menos 50% dos contribuintes de Maringá quitaram ontem o IPTU de 99, último prazo para desconto de 20% no pagamento à vista. Este ano foram emitidos 95 mil carnês e a arrecadação projetada é de R$ 33,6 milhões. O problema é que a maior parte dos contribuintes que paga à vista ou mesmo em dia são pequenos proprietários. Os grandes devedores, segundo a Secretaria de Fazenda, deixam para pagar atrasado ou nem pagam. O município tem mais de R$ 50 milhões de dívidas em atraso para receber, a maior parte referente ao IPTU.
O primeiro passo para tentar mudar a grande inadimplência em valores foi a campanha de sorteio de prêmio para quem paga em dia. Adotada em 98, a campanha sorteou seis carros populares e seis terrenos em bairros da cidade. A inadimplência caiu de 25% para 18%, mas não atraiu os grandes devedores.
O secretário de Fazenda, Luiz Antonio Paulichi, diz que outro ponto positivo da campanha foi ter atraído o contribuinte até a prefeitura. Antes, a pessoa pagava no banco e nem sabia como a prefeitura era por dentro. Agora, vem depositar o cupom do concurso e conhece pelo menos parte da nossa estrutura.
Para esse ano, a campanha vai ser mantida com o sorteio apenas de veículos novos, que atraiu mais contribuintes no ano passado. O primeiro sorteio será no dia 24 de fevereiro. Outra medida adotada para reduzir a dívida dos contribuintes com a prefeitura foi terceirizar a cobrança. Até agora, a dívida só virava cobrança judicial de um ano para outro e acabava emperrando na Justiça. Com uma empresa da iniciativa privada cobrando o município quer reduzir pelo menos 40% a inadimplência que ainda resta.


