Tamarana A Polícia Florestal apreendeu ontem sete aves silvestres mantidas em cativeiro irregular no centro de Tamarana (62 km ao sul de Londrina). João Batista de Oliveira foi autuado por manter os pássaros presos em sua casa. Ele não possuía licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para manter as aves.
Foram encontrados quatro tipos de sabiá (dois laranjeiras, um do barranco e um branco), um trinca-ferro e um iraúna. De acordo com o soldado Ézio Modesto, da Polícia Florestal, os animais estavam com a anilha de identificação adulterada. ''A identificação deve ter sido passada de um pássaro legal que morreu para outro'', explicou.
Autuado em flagrante, Oliveira foi multado em R$ 3.500 (R$ 500 por ave) e foi aberto inquérito por cativeiro de ave silvestre. As aves foram encaminhadas ao Centro de Estudos e Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) da Universidade Norte do Paraná (Unopar) para readaptação ao meio ambiente.

mockup