A poucos dias da primeira etapa da maratona que é a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece no próximo domingo (05), os candidatos devem ficar atentos a algumas orientações para que o sonho de uma vaga no ensino superior fique cada vez mais próximo. Um dos pontos mais importantes é em relação ao descanso, tanto do corpo quanto da mente, que precisam estar relaxados para o dia da prova. Quanto aos estudos, a rotina deve ser mais leve e focada na retomada dos conteúdos que eles têm mais dificuldade.

Nilson Douglas Castilho, coordenador dos anos finais e do ensino médio do Colégio Marista, pontua que é fundamental que o estudo seja mais leve para evitar chegar ao dia da prova cansado.

Leia mais

Veja os cadernos do Folha Enem 2023

Muitos candidatos acabam deixando para estudar na "véspera" do Enem com a justificativa de que os conteúdos vão estar mais "frescos" na memória. Ele afirma que isso é uma das piores coisas que os estudantes podem fazer nesse momento, já que ele só vai se sobrecarregar e não vai conseguir absorver os conteúdos da forma correta.

Dormir bem, comer bem e praticar atividade física

“Descansar é muito importante nesse período também. O aluno tem que descansar porque se ele não estiver o mínimo relaxado para poder fazer essa prova ele não vai ter o rendimento que ele precisa”, destaca. Como a preparação do aluno para a prova envolve o descanso do corpo, ele precisa dormir bem, comer bem e praticar alguma atividade física. “Principalmente no dia anterior à prova, ele tem que evitar qualquer tipo de festa e evitar comer algo muito pesado para poder estar pronto para o dia seguinte”, aconselha.

O cuidado com a saúde mental também é um ponto que Castilho ressalta, que começa com o cuidado com a parte física, mas também envolve a prática de atividades que trazem prazer. “Tem uma questão hormonal nisso tudo, então não é dormir mais cedo ou fazer exercício como uma regra, mas fazer aquilo que ele realmente gosta e que pode ajudar muito no emocional desse candidato”, afirma.

Ansiedade e estresse

Como forma de reduzir a ansiedade e todo o estresse que envolve a prova do Enem, o coordenador também orienta que, se possível, o candidato deve ir até o local em que ele vai fazer o exame antes. Segundo ele, isso ajuda a já saber o caminho e quanto tempo ele vai precisar para chegar até o local, lembrando que nos dias de prova o trânsito costuma ser mais intenso. “[No dia da prova], os portões do Enem são rigorosos com o horário, então é importante chegar mais cedo”, acrescenta.