A venda de produtos derivados do morango ultrapassou a comercialização da fruta in natura na Feira Rural de Produtos de Época, que acontece desde o dia 13, na praça Marechal Floriano Peixoto (centro). A Feira reúne seis agricultores de áreas rurais do município e prossegue enquanto o morango estiver sendo colhido nessas propriedades.
O balanço realizado pela Diretoria de Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina indica que, do dia 13 ao dia 24 de agosto, foram comercializadas 1.324 caixas de morango, um total de R$ 5.296,00. A venda de derivados (geléias, bombons, sucos, bolos e espetos) atingiu nesse mesmo período a cifra de R$ 6.587,30.
Para Cleunice de Oliveira Rosa, funcionária do setor de comercialização da Secretaria, o fato de a venda de derivados do morango ter superado a da fruta ''denota a qualidade do produto, a confiança que o consumidor tem no produtor''. Segundo ela, esse consumo agrega valor ao produto final, fazendo com que todos saiam lucrando com a comercialização.
A feira funciona das 9h30 às 17h e são oferecidas, diariamente, 300 caixas de morangos colhidos no dia. O processamento da fruta para a produção dos derivados é feito pelos próprios produtores orientados a partir de programas da Secretaria de Agricultura.

mockup