Cerca de 18,7% das faixas de rolamento e acostamentos das rodovias do Anel de Integração não atendem aos requisitos mínimos de qualidade determinados em contrato, segundo uma auditoria preliminar do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná).

Equipamento específico foi usado na fiscalização
Equipamento específico foi usado na fiscalização | Foto: Divulgação DER

Levantamentos de campo foram realizados entre abril e setembro deste ano, verificando que as seis concessionárias de pedágio encerraram seus contratos com irregularidades na superfície do pavimento, o que afeta o deslocamento de veículos, aumenta o desgaste e prejudica a drenagem de águas da chuva.

Neste caso foram avaliadas as condições de irregularidade longitudinal (IRI), o parâmetro mais utilizado internacionalmente para avaliação funcional de pavimentos. A porcentagem de rodovias com estes problemas em cada lote é de 54% no lote 1 (Econorte), 13% no lote 2 (Viapar), 8% no lote 3 (Ecocataratas), 18% no lote 4 (Caminhos do Paraná), 12% no lote 5 (Rodonorte) e 20% no lote 6 (Ecovia).

“A auditoria do DER confirma o que motoristas estão vendo ao circularem nas rodovias do antigo Anel de Integração, com alguns danos no pavimento surgindo em menos de um mês do fim dos contratos. Já estamos valorando as correções necessárias e vamos exigir judicialmente das concessionárias que paguem o ressarcimento devido”, garantiu o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

ANÁLISE DOS DEFEITOS

Durante os levantamentos de campo também foi avaliado o índice de gravidade global (IGG) das rodovias, que atribui um parâmetro numérico à deterioração do pavimento. Neste caso foram analisados os defeitos de superfície, como trincas, buracos, deformações, desgaste e o desnível entre pista e acostamento.

As porcentagens de rodovias que não atendem os requisitos mínimos previstos em contrato em cada lote são as seguintes: 13,3 no lote 1 (Econorte), 4,1% no lote 2 (Viapar), 0,4% no lote 3 (Ecocataratas), 4,6% no lote 4 (Caminhos do Paraná), 6,1% no lote 5 (Rodonorte) e 7,1% no lote 6 (Ecovia).

Em anos recentes, por meio de sua fiscalização, o DER-PR já lavrou autos de infração que podem resultar em mais de R$ 1,5 bilhão em multas às concessionárias de pedágio, referentes a problemas nos pavimentos. (Com informações da AEN)

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