DER convoca empresa que ficou em 2º lugar para construir viaduto da PUC
Departamento publicou edital de chamamento da empresa nesta terça; não foi divulgado o cronograma de obras
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de julho de 2023
Departamento publicou edital de chamamento da empresa nesta terça; não foi divulgado o cronograma de obras
Caroline Knup - Especial para a FOLHA

O DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná) anunciou, na manhã desta terça-feira (4), que a empresa Contersolo Construtora de Obras, com sede em Mandaguaçu, no Noroeste, é a nova responsável pelas obras de construção do viaduto da PUC (Pontifícia Universidade Católica), que estará localizado no cruzamento da BR-369 com a avenida Jockei Club, na zona oeste de Londrina. O órgão publicou edital de chamamento da nova empresa nesta terça-feira (4).
A Contersolo - Construtora de Obras ficou em segundo lugar na licitação e foi convocada pelo edital após o Governo do Paraná romper o contrato com o consórcio vencedor, que reunia as empreiteiras Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli, Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda.
LEIA TAMBÉM:
= Dois meses após ordem de serviço, obra do viaduto da PUC não começou
Em junho deste ano, por meio de um comunicado feito pela assessoria do DER-PR, o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex de Oliveira, afirmou que a decisão foi tomada em decorrência do "descumprimento contratual e da falta de compromisso com o cronograma". Oliveira afirmou, ainda, que o Governo tem sido rigoroso com os prazos.
A nova empresa selecionada, conforme explica o secretário, integrou o consórcio responsável pela construção do viaduto da Bratislava, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina).
O cronograma de obras do viaduto da PUC, que previa a entrega final em 15 meses (sendo os três primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra), deve ser redefinido após a publicação do edital de chamamento. Inicialmente, o custo total do projeto era de R$ 28 milhões.
A OBRA
As obras do viaduto irão elevar a rodovia e a construção uma passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias. As novas pistas terão faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos e faixa de segurança.

