O deputado Renato Freitas (PT) esteve na cidade de Londrina, na sexta-feira (21), para se reunir com familiares dos jovens executados pela Polícia Militar no dia 15 de fevereiro. Wender Natan da Costa Bento, de 20, e o amigo dele, de 16 anos, foram mortos por quatro agentes do Batalhão de Choque da PM, no bairro Leonor, na zona oeste de Londrina. Os jovens se dirigiam de carro até uma distribuidora quando foram alvejados.

A polícia fala em confronto entre os jovens e os policiais. Mas familiares e amigos das vítimas rebatem a versão da Polícia Militar.

O deputado Renato Freitas participou de protesto em Londrina contra violência policial
O deputado Renato Freitas participou de protesto em Londrina contra violência policial | Foto: Divulgação

Durante a visita, o deputado participou de mais um protesto por justiça organizado pela população e defendeu que as investigações sobre o caso sejam levadas ao governo federal. “Iremos acionar o Ministério dos Direitos Humanos para que o governo possa intervir de forma a combater os alarmantes números de letalidade policial no Paraná”, garantiu ele.

Câmeras corporais

O deputado também defendeu o uso de câmeras corporais por parte dos policiais militares do Paraná. “Exijo do governador Ratinho Jr. e da casa legislativa que reformulem a Polícia Militar do Paraná de modo a obrigá-la ao uso de câmeras corporais, que já foram testadas e demonstraram resultados na redução das mortes provocadas por policiais em SP”, disse ele.

Freitas participou de reuniões com os familiares das vítimas e membros dos Coletivos Justiça por Almas e Ciranda da Paz, da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR e Movimento Negro Evangélico.