Depredação de lâmpadas cresce 15% em Guarapuava
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de setembro de 2001
Cláudia Carneiro 
Dez mil pontos de iluminação, entre lâmpadas, reatores e serviços elétricos foram repostos no ano passado em Guarapuava. Deste número, 70% foram provocados por atos de vandalismo. Somente no primeiro semestre de 2001, as depredações cresceram cerca de 15%. Segundo o Departamento Elétrico da Companhia de Urbanização de Guarapuava (Surg), o percentual aumenta consideravelmente nas férias escolares.
Em relação ao primeiro semestre do ano passado, as reposições aumentaram entre 10% e 15%. Em cerca de 5.050 pontos de iluminação recolocados, houve um aumento de 75% na depredação.
De acordo com os técnicos, as depredações resultam de vandalismo e de brincadeiras de criança. Entre as saídas encontradas pela Surg está a colocação de telas protetoras nos pontos mais críticos. Apenas no Bairro Alto da XV, a implantação das telas evitou que as 31 lâmpadas trocadas desde o início do ano fossem quebradas. ''Uma lâmpada que resista inteira um ano já paga o custo da tela protetora'', calcula o engenheiro Aírton Jorge Araújo.


