Depois da chacina, festa para as crianças
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Rosiane Correia de Freitas<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Cerca de três mil crianças da região das Vilas Audi, União, Icaraí, no Bairro Uberaba, em Curitiba, participaram ontem de uma grande festa do Dia das Crianças promovido pela Blitz da Cidadania, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). ''A Blitz estava programada para acontecer aqui em dezembro, mas o secretário (Luiz Fernando Delazari) decidiu antecipar'', explicou o coordenador da Blitz, coronel José Paulo Betes, coordenador do programa Blitz da Cidadania.
No último sábado, dia 3 de outubro, a região foi palco de uma chacina que deixou oito mortos, entre eles um bebê de cinco meses e sua mãe, de 29 anos. E a população amendrontada com os boatos de que um toque de recolher havia sido decretado pelos traficantes da região. ''Essa (a blitz) é uma forma de aproximar a população da polícia, mostrar os serviços que oferecemos'', destacou Betes.
''A criança vem, traz o pai, a família e todo mundo aprende alguma coisa e conhece melhor nosso trabalho'', apontou. Uma unidade móvel do Hospital da Polícia Militar atendeu pais e parentes das crianças realizando aferição de pressão arterial e de glicemia. Houve também distribuição de sorvetes para os convidados da festa.
Parte das atividades programadas para ontem tiveram que ser canceladas por conta da chuva que atingiu Curitiba durante toda a manhã e parte da tarde. Mas mesmo com o cancelamento, as crianças da vizinhança puderam conhecer unidades da Polícia Militar, tirar fotos nas viaturas da Polícia Rodoviária Estadual e até utilizar uma caminhonete do Corpo de Bombeiros como pula-pula.
No fim da tarde, cerca de três mil brinquedos foram distribuídos. Os presentes foram doados pelo Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar) e pela Receita Federal. As embalagens com bonecas e carrinhos de plástico foram abertas ainda na fila de distribuição dos brinquedos e já passaram a fazer parte da brincadeira.
A festa foi realizada na mesma rua que, nove dias antes, traficantes percorreram de carro atirando contra moradores. Apesar do clima descontraído e da agitação das crianças, a população da região continua preocupada com a segurança.
''Agora está tudo mais calmo porque tem policiamento. O problema é quando a polícia vai embora'', disse Edson Soares, assistente operacional e morador da Vila União há seis anos. Ele levou a filha na festa promovida pela Sesp e aprovou a presença ostensiva de policiais em toda região.
A diarista Edneia Fernandes também afirmou que a Vila está mais calma. Mas teme que o policiamento constante desapareça. ''Daqui a pouco as pessoas esquecem (da chacina) e o policiamento vai embora'', previu.
Durante a Blitz da Cidadania teve também quem aproveitou para voltar à vila depois das notícias ruins da semana passada. A dona de casa Maria José dos Pinhais é de Tamarana (62 km ao sul de Londrina) e esteve na Vila Audi visitando um sobrinho. ''A gente ficou preocupada, mas está tudo bem'', informou.


