Delegados discutem projeto de segurança
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de março de 2004
Vanessa Navarro<br> Reportagem Local 
A série de reuniões que está sendo realizada pela Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol) nas principais cidades teve, ontem, sua etapa em Londrina. O objetivo é traçar um plano para a segurança pública estadual, a ser apresentado ao secretário Luiz Fernando Delazzari.
O presidente da Adepol, João Ricardo Képes Noronha, procurou a Folha para adiantar alguns pontos que seriam discutidos no encontro. Segundo ele, a criminalidade no Paraná aumentou nos últimos meses, especialmente nos maiores municípios. Este fato, afirmou Noronha, está diretamente atrelado à precariedade do trabalho da Polícia Civil.
''A polícia perdeu a credibilidade. Nossos profissionais estão sobrecarregados, desmotivados, defasados, e não conseguem dar conta de suas verdadeiras funções. Temos uma parcela de culpa e queremos fazer nossa parte, apresentando soluções'', declarou.
Sem apontar culpados, ele citou o caso do 2º Distrito Policial (DP) de Londrina. De acordo com Noronha, o delegado Fátimo Siqueira teria enviado um relatório apontando os problemas do distrito entre eles, a permanência de apenas um investigador para cuidar da carceragem e a Adepol teria notificado a secretaria de Estado de Segurança Pública. Siqueira foi transferido na última semana para Jaguapitã.
''Faltam idéias. Nosso sistema está ultrapassado, precisamos de uma polícia mais científica. Os crimes são dinâmicos e exigem que os policiais passem por reciclagens. Se você não trabalha na educação do policial, não adianta nada dar carros e armamentos'', concluiu.
Encontros semelhantes já aconteceram em Curitiba e Maringá. As propostas deverão ser apresentadas dentro de 30 dias. A assessoria de imprensa da Sesp foi procurada para comentar o assunto, mas não deu retorno até o fechamento desta edição. (Colaborou Luciano Augusto)


