Curitiba A Delegacia de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, está tentando transferir para outras unidades os 56 presos que estão amontoados nas duas celas. No entanto, até o final da tarde de ontem apenas um deles havia sido relocado. A delegacia foi interditada anteontem, por determinação da juíza de Piraquara, Rosicler Maria Miguel Vigna Mandorlo, por causa do ambiente inadequado e da superlotação. A carceragem tem capacidade para oito presos.
O delegado-geral da Polícia Civil, Adauto Abreu de Oliveira, disse que soube da interdição pelos jornais e desconhecia os motivos alegados pela juíza. ''Se a juíza estiver interditando por ordem de reparação das instalações, vamos reformar. Se for por excesso de presos, foge da nossa alçada'', ponderou. ''Cabe ao Judiciário transferir os presos condenados'', acrescentou.
O superintendente da Delegacia de Piraquara, Paulo Roberto Mesquita, disse que todos os detentos já têm mandado de internação expedido e podem ser transferidos para o sistema penitenciário. A Justiça, segundo ele, está tentando agilizar as transferências. O que falta é arrumar outros locais para abrigá-los.
A interdição, segundo Mesquita, tomou por base laudo da Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara, que constatou irregularidades que colocam em risco a saúde física e mental dos presos, entre elas a falta de ventilação e iluminação. Além disso, em toda a estrutura existem vazamentos e problemas elétricos e o número de banheiros é insuficiente. A parte administrativa da delegacia também enfrenta problemas de falta de espaço físico para atender adequadamente a população.

mockup