A obra da Delegacia Cidadã de Londrina foi concluída e as chaves já foram entregues à Polícia Civil. O prédio foi construído na avenida Luigi Amorese, esquina com a avenida Universo, no jardim do Sol, a menos de 100 metros do terminal da Zona Oeste. A estrutura tem área edificada de 1.791 metros quadrados e custou cerca de R$ 9,7 milhões. A finalização aconteceu quatro meses depois do prazo previsto, que era de dez meses.

A corporação agora está trabalhando na instalação da rede de internet e telefonia, logotipo e adequação para colocação do mobiliário, que virá de Curitiba. A expectativa é que a nova delegacia comece a funcionar em até um mês. “Tem um prazo, porque a legislação eleitoral prevê um período para que as inaugurações sejam feitas. Começa em julho (este prazo) e sabemos que temos até lá para inaugurar”, afirmou o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, Fernando Amarantino Ribeiro.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Elitoral) a partir de seis de julho passam a ser vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como a realização de nomeações, exonerações e contratações, assim como participar de inauguração de obras públicas.

A proposta deste tipo de prédio é a disposição de salas para receber, separadamente, vítimas, agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para adolescentes, mulheres e idosos. A estrutura também conta com piso tátil alerta e dimensional para pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

“A Polícia Civil, por algum tempo, passou, de forma equivocada, a cuidar de presos. Então, a maioria das delegacias no Estado tinha carceragem. Essa atividade foi transferida na totalidade ao Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) em 2022 e a Delegacia Cidadã tem esse nome por oferecer mais acessibilidade e ser mais moderna”, contextualizou.

Toda a estrutura da 10ª Subdivisão, hoje em um imóvel alugado na rua São Pedro, na região leste, vai para o novo endereço. “Toda a parte estrutural (da 10ª), administrativa, setor de inteligência, operacional, crimes contra o patrimônio, sexto distrito, delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, vão para a Delegacia Cidadã. Temos a promessa de que teremos outras delegacia na região e vamos aguardar para poder deliberar (sobre a transferência de outras delegacias)”, destacou.

DEZESSETE UNIDADES

A Central de Flagrantes, que fica na marginal da BR-369, vai permanecer no mesmo lugar. A Polícia Civil tem, atualmente, 17 unidades na região, que ocupam 13 imóveis. Destes, apenas dois são próprios – 5º Distrito e Nucria - e os demais o governo paga aluguel. “O projeto é construir 32 Delegacias Cidadãs (no Paraná) para serem entregues até o final de 2026. Com essas unidades a Polícia Civil vai dar um salto em matéria de delegacias e de melhora no atendimento ao público”, avaliou.