Arquivo FolhaOtimismoAlceni Guerra: expectativa de zerar o déficit de empregoSob a liderança do prefeito de Pato Branco, Alceni Guerra, 42 prefeitos da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná se reuniram sábado no Cefet de Pato Branco para traçar a estratégia de atração de empresas para o pólo eletroeletrônico da região. Durante o encontro ficou decidido que os municípios apresentarão um plano unificado de incentivos fiscais e projetos específicos, de acordo com as peculiaridades de cada um.
As indústrias que decidirem implantar unidades no pólo eletroeletrônico vão contar com todos os incentivos fiscais possíveis, tanto da parte dos municípios quanto do governo do Estado. Além disso, contarão também com infra-estrutura, localização privilegiada em relação aos mercados consumidores do Mercosul e perspectivas de expansão, inclusive em função do Pacto Nova Itália assinado recentemente.
Essas garantias foram asseguradas pelo secretário de Governo e chefe da Casa Civil, Rafael Greca, e pelo prefeito Alceni Guerra, durante reunião na sede da Copel, em Curitiba, com representantes de 10 empresas do setor eletroeletrônico. Participaram do encontro o secretário da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Nelson Justus, os deputados estaduais Ademar Luiz Traiano e Augustinho Zucchi e representantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/PR) e do Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (LAC - UFPR/Copel).
O interesse dos empresários presentes à reunião de Curitiba resultou na formação de grupos que estudarão a viabilização do projeto. Tanto a análise dos empresários quanto o plano unificado de incentivos fiscais dos municípios do Sudoeste serão apresentados em novo encontro entre iniciativa privada e governo na primeira quinzena de julho.
Arquivo FolhaCompromissoSecretário Rafael Greca: promessa de desenvolvimento regional
‘‘Tenho certeza de que até o final do ano estaremos com tudo resolvido’’, afirma, otimista, o prefeito Alceni Guerra. Ele espera zerar o déficit de emprego na região em 10 anos, e para começar já garantiu a criação de 10 mil novos empregos através do Pacto Nova Itália.
O prefeito justifica o otimismo com base no apoio do Cefet e Lac, que garantem formação de mão-de-obra especializada e qualificada, controle de qualidade do produto final e criação de soluções tecnológicas para as empresas. Ele acredita que a qualificação profissional da região superará com vantagem os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, por exemplo.
O projeto contou desde o início com a participação do Cefet - que já mantém em Pato Branco seis cursos superiores e três de 2º Grau e do LAC, que através do seu Instituto Tecnológico (Latec) fomentará o desenvolvimento de novos produtos eletroeletrônicos no Sudoeste. O presidente da Copel, Ingo Hubert, afirmou que com a implantação do pólo eletroeletrônico ‘‘a região vai ganhar em desenvolvimento social, econômico e tecnológico, o que sem dúvida contribuirá para agregar valor à produção local e melhorar a qualidade de vida da população’’. Além de o LAC ter um dos melhores laboratórios de eletroeletrônica do continente, a participação da Copel deve-se à proximidade de dois grandes empreendimentos da empresa na região: as usinas de Segredo e Salto Caxias.
O prefeito Alceni Guerra afirma que o Cefet foi um salto em qualidade no ensino do município, desde sua implantação em 1992, e é um dos fiadores do sucesso do pólo eletroeletrônico. ‘‘Nós temos hoje 250 professores, sendo 40 mestres e dois doutores. Nossa meta é virar o século com mais de 100 mestres’’.
No encontro em Curitiba, o prefeito também traçou um perfil da região e de sua cidade: ‘‘Temos missões, diretrizes e metas e queremos em breve conseguir uma certificação internacional da qualidade dos nossos serviços’’. O secretário Rafael Greca classificou o encontro como parte do empenho do governador Jaime Lerner ‘‘para levar o desenvolvimento a todas as regiões do Paranᒒ.

mockup