Definidas regras para participar de projeto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de janeiro de 1997
Da Redação 
Dorico da SilvaMaurício Costa: idéia é melhorar condição de vida da população
Para participar do Projeto Onde Moras, que está se estendendo para outros bairros de Londrina, as famílias devem ter a posse do terreno - doado pela Cohab - há pelo menos quatro anos. Essas famílias também devem ser conhecidas por assistentes sociais da Igreja ou de outras entidades que trabalham no local. O engenheiro Maurício Alves da Costa explica que esses critérios foram definidos pela Igreja e pelas famílias já participantes do Projeto para regulamentar o seu funcionamento.
O Projeto prevê outras fases visando a união das famílias. Por isso, é importante que elas já estejam integradas no bairro, afirma. No Jardim Marabá, três casas foram construídas com material aproveitado de demolições de imóveis na Cidade. No bairro, 20 famílias que moram em barracos serão beneficiadas.
Quando construirmos a décima casa, os moradores vão começar a fazer uma horta comunitária, que vai ajudar na renda familiar. Hoje muitos são catadores de ferro velho, de papel, vendedores de alho, guardadores de carro, que poderão trabalhar na horta. As esposas poderão vender os produtos no próprio bairro e até nas proximidades. Além disso, o engenheiro ressalta que as famílias receberão orientação sobre higiene, saúde e educação. Com a casa nova, existem espaço e condições para uma vida melhor.
Costa ressalta que a comunidade londrinense pode aderir ao Projeto, com doações. Por enquanto o projeto já conseguiu seis casas para serem demolidas. A construtora Artenge contratou os serviços do projeto: parte da equipe de moradores faz o trabalho de demolição, em troca do material, usado pela outra parte da equipe construir as casas. Segundo Costa, o Projeto aceita doações de qualquer tipo de material de construção. Às vezes, as pessoas têm em casa uma pia, telhas, portas que não usam mais e podem doar esse material que para nós será muito útil.
Os telefones para quem quiser colaborar com o projeto são 325.4434 e 325.8468.


