O preconceito da sociedade é um dos principais desafios dos deficientes físicos de maneira geral. Essa é a opinião da massagista Idalete Rosa, 42 anos. Cega aos 29 anos, devido a uma doença congênita (retinose pigmentar) Idalete teve que aprender a viver. Coisas corriqueiras para a maioria das pessoas, como um simples locomover-se, tomou uma dimensão diferente no seu dia-a-dia. ‘‘No começo fiquei desorientada, achava tudo muito difícil, não gostava nem de falar com as pessoas, mas já superei e hoje tento mostrar para a sociedade que posso fazer tudo’’, diz.
Idalete fez curso de massagem estética e drenagem linfática, em 94, no Senac, com o apoio do Instituto dos Cegos de Londrina. Depois do término do curso deixou fichas em vários centros de estética, mas sentiu que dificilmente seria chamada. ‘‘Algumas pessoas têm dificuldade em aceitar a idéia de uma massagista cega’’, diz. Por isso, foi à luta anunciando no rádio e indo atrás, hoje tem uma clientela fixa a quem atende à domícilio.
Mario CesarUma de suas clientes lembra que ficou sabendo do trabalho de Idalete através de um anúncio que ouviu no rádio. ‘‘Liguei para ela, marcamos uma massagem e ela me avisou que havia um problema, ela era deficiente visual. Eu disse que tudo bem, estava a fim de conhecer o trabalho dela, faríamos uma experiência. De lá para cá já se passaram três anos e não tenho nada do que reclamar. Ela é uma excelente pessoa e uma excelente profissional’’, conta Sônia Maria dos Reis Messias, 32 anos, comerciante.
Ela atende também nas Clínicas Integradas, ligada à Associação Rosa Ígnea. Através do trabalho de Idalete, a associação acabou conhecendo também o marido dela, Osvaldo Suzuki, professor de artesanato em barbante, e o amigo Celso Hirashima, 38 anos, professor de xadrez.
Segundo a fonoaudióloga Sofia Dias Xavier, atual coordenadora das Clínicas Integradas, esses profissionais foram procurados por seus talentos. ‘‘Não houve intenção paternalista. Não os contratamos por serem deficientes visuais. Mas pelo trabalho que realizam. Chegou até nós a notícia da excelente massagem que Idalete realiza e fomos procurá-la. Através dela, conhecemos também os trabalhos do Osvaldo e do Celso’’, enfatiza Sofia.
Serviço: Associação Rosa Ígnea, fica na Rua Deputado Fernando Ferrari, 161, fone: (043) 327-1100

mockup