Defensores da licitação já podem entrar com ação pública
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de janeiro de 1997
Da Redação 
Membros do Comitê de Usuários do Transporte Coletivo da Região Norte, criado há cerca de 20 dias, decidem hoje à noite se vão ingressar com uma ação pública contra a Prefeitura. Eles exigem a realização do processo de licitação das linhas do transporte coletivo.
O assessor jurídico do comitê, Tito Valle, entende que, com o fim do contrato de concessão, que venceu ontem, o objeto das pendências judiciais em andamento está extinto. Os processos judiciais dizem respeito a um contrato que já acabou, analisa o advogado. A Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos não tem a mesma interpretação.
Defendendo a participação de outras empresas no sistema de transporte coletivo, as líderes comunitárias que integram o comitê, Maria Giselda de Lima e Rosicler Moreira Fonseca, dizem que tentaram diversas vezes agendar uma entrevista com o prefeito Antonio Belinati para cobrar o fim do monopólio da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL). Queremos a opção de transporte para toda a Cidade e não apenas a divisão de áreas entre duas empresas locais.
Moradores querem
que processo de
licitação seja
realizado agora
O comitê iniciou anteontem uma pesquisa na zona norte sobre a qualidade do serviço prestado pela TCGL e a necessidade da concorrência. Dos cerca de 60 usuários ouvidos, a maioria considera regular o serviço da Grande Londrina, reclama da superlotação em horários de rush e da falta de ônibus nos finais de semana.
O Comitê de Usuários também está coletando assinaturas para fundamentar o pedido a ser entregue ao prefeito Belinati para que os usuários possam ter a opção de utilizar mais de uma empresa de transporte coletivo.
Os líderes comunitários também vão pleitear a manutenção da tarifa cobrada pela TCGL nos atuais R$ 0,60. Se a Francovig pode operar o sistema cobrando menos, porque a TCGL quer aumentá-la?. O presidente da Companhia Municipal de Urbanização (Comurb), Cléber Tóffoli, garante que a tarifa não sofrerá reajuste por enquanto.
A reunião do comitê, formado por 10 entidades, acontece às 20 horas na Escola Oficina, localizada entre os conjuntos João Paz e Semíramis.
(Luka Morais)


