Imagem ilustrativa da imagem Decoração de Natal em Londrina é alvo de furtos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A decoração natalina em Londrina tem sido alvo de ladrões, que visam principalmente cabos de energia e a iluminação. A diretora de turismo da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Renata Queiroz, informou que houve furtos de fiação e iluminação decorativa desde que ela começou a ser instalada, em novembro de 2020. “Mas ultimamente o que está gerando queixas é o furto da fiação da Praça da Bandeira (Centro) e também da avenida Santa Mônica (zona leste)", observou.

Ela apontou que no contrato de aluguel vencido pela empresa A.A. Distribuição e Importação de Artigos de Decoração Ltda., está prevista a manutenção. A retirada da decoração está prevista para o dia 16 de janeiro. “A empresa foi notificada a fazer o reparo, mas alegou que por conta da quantidade furtada, falaram da demora para conseguir o material”, apontou. “A gente recebe com pesar essas notícias de furtos. A decoração de Natal é feita para toda a população, para todos os munícipes. Infelizmente temos de lidar com esse tipo de infortúnio. No ano passado já houve esse mesmo tipo de problema”, destacou a diretora.

O responsável pela empresa disse que recentemente houve furto ainda na decoração da avenida Rio Branco (zona norte). Em uma avaliação inicial, acredita que o prejuízo com material e serviço gira em torno de R$ 10 mil. "Esses furtos já tinham acontecido, mas eram de pequena monta, mas agora achamos que foi orquestrado, pois foram três de uma vez", declarou Marcelo de Oliveira Paulino. "Além disso, temos problemas de manutenção porque as pessoas ficam dentro das árvores para tirar fotos, o que não recomendamos, porque além de estragar a decoração pode ser perigoso."

O delegado-chefe da 10ª SDP, Amarantino Ribeiro Gonçalves Neto, disse que a Polícia Civil está realizando uma grande investigação sobre a receptação de cabos de energia.

NOVE ÁRVORES

Ao todo, nove árvores foram instaladas, com oito unidades distribuídas em diferentes regiões, além de uma colocada no Lago Igapó - nas avenidas Saul Elkind, Leste-Oeste e Ayrton Senna, na Praça da Bandeira do Calçadão, rotatória do Ginásio Moringão, Praça dos Três Poderes (Centro Cívico), Conjunto Cafezal e na avenida Santa Mônica.