Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram ontem, em assembléia, esperar a votação do projeto de lei do governo federal, na próxima terça-feira, antes de votar pela continuidade da greve. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Professores, Valmir Esper, a decisão não vai afetar o calendário da universidade, que ainda tem tempo para repor as aulas paralisadas. Os professores estão em greve há 73 dias.
Valmir informa que, caso haja acordo até o fim do mês, os alunos e professores devem ter transferidas as férias de julho para uma semana em setembro. ‘‘Mas uma definição no calendário só poderá ser tomada, quando se chegar ao fim da greve, ficando para o Conselho de Extensão e Pesquisa a responsabilidade em estabelecer novas datas’’, diz.
Durante a assembléia, os professores também votaram por modificação no projeto de lei do governo federal, pedindo que os os benefícios sejam estendidos para professores de 1º e 2º graus e o reajuste de 48,65%. Caso não sejam antendidos, o comando local de greve pede ao nacional que solicite aos deputados de oposição que obstruam a votação do projeto de lei. Ontem, professores e estudantes da UFPR doaram sangue ao Hospital das Clínicas, como protesto pela indefinição nas negociações. (I.R.)

mockup