“Letalidade Policial: um retrato da violência no Paraná”. Este é o tema do debate que a Rede Lume e a Rádio UEL FM vão realizar nesta quarta-feira (15), às 19h, , na Sala de Eventos do Ceca (Centro de Educação Comunicação e Artes), no campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Haverá transmissão ao vivo por rádio e pelo canal do Youtube da emissora.

Levantamento divulgado dia 2 de março pelo Ministério Público mostra um aumento de 17% nas mortes em decorrência de ações policiais no Paraná em 2022. Em Londrina, isoladamente, o crescimento foi de 56%. São 488 pessoas no Paraná, sendo 50 em Londrina.

Na mesa de debate, estará a defensora pública Andreza Lima de Menezes, coordenadora do Nupep (Núcleo da Política Criminal e da Execução Penal), da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Ela apresentará um estudo sobre as mortes decorrentes de ações policiais no Estado.

Também estará presente a empresária Hayda Melo, mãe de Willian Júnior, morto pela Polícia em Londrina aos 18 anos, em 6 de maio de 2022. Ela integra o movimento “Justiça por Almas – Mães de Luto em Luta”.

A terceira debatedora é a professora do Departamento de Serviço da UEL, Andréa Pires. Ela é autora do livro “O juvenicídio brasileiro: racismo, guerra às drogas e prisões”.

Representando o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime), do Ministério Público, estará o promotor de Justiça Jorge Fernando Barreto da Costa.

Ainda foram convidados para o debate o secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nelson Villa. Mas eles ainda não confirmaram presença. (Com informações da Rede Lume)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1