De volta ao Brasil
Pela segunda vez no Brasil, a alemã Wiebke Schimidt, 20 anos, lembra que o país era a sua última escolha entre os locais que elencou para fazer intercâmbio ''Quando fiquei sabendo que viria para o Brasil veio a ansiedade porque é um país muito grande. É tão grande que não dá para imaginar na Alemanha. São várias culturas em um só país'', conta.
Durante o intercâmbio, realizado em 2008, quando ficou um ano morando em Londrina, Wiebke lembra que conheceu algumas regiões brasileiras, mas lamenta por não ter conseguido visitar todas. Para ela, entre as questões que mais marcaram estão os brasileiros. ''As pessoas são diferentes, mas é uma diferença positiva'', afirma.
Ela garante que gostou da comida brasileira, principalmente de pão de queijo e leite condensado. E na bagagem de volta levou mais do que esperava. ''Aprendi a língua e conheci uma cultura e várias pessoas'', reconhece. Wiebke afirma que a ideia dos alemães sobre o Brasil é limitada. ''Hoje tenho uma visão mais completa do país e Londrina se tornou a minha cidade do coração'', completa. (M.A)





