''Um momento de alegria, exame de consciência e de enfrentar os novos desafios para o tempo que me resta viver''. Esta foi a definição do Arcebispo de Londrina, Dom Albano Bortoleto Cavallin, 73 anos, sobre suas expectativas às vésperas de celebrar 50 anos de ordenação sacerdotal. A data festiva está marcada para o dia 6 de dezembro com uma celebração eucarística no ginásio Moringão (área central).
Dentre as inúmeras homenagens, Dom Albano recebeu há quatro dias uma correspondência especial: uma carta, escrita em latim, de felicitações pelo jubileu de ouro de sacerdócio, assinada pelo próprio Papa João Paulo II. O arcebispo conta que já teve pelo menos uma dezena de encontros de trabalho com o Papa. ''É uma pessoa de religiosidade profunda, sabe dialogar com o mundo moderno'', avaliou.
Nascido a 25 de abril de 1930 na cidade paranaense de Lapa (71 km a oeste de Curitiba), Dom Albano Cavallin foi nomeado Arcebispo de Londrina em 9 de maio de 1992. Sob sua coordenação, foram realizadas ações como a construção do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, que abriga o trabalho pastoral da Igreja no município. No início do ano, recebeu título de cidadão honorário da cidade.
Em um ano e meio, ''ou um pouco mais'', ele terá de apresentar sua renúncia. ''É o que acontece quando o bispo completa 75 anos. Então o bispo volta a ser soldado raso. Retorna para a sua terra ou vai para alguma Igreja'', explicou, destacando que pretende permanecer em Londrina após a ''aposentadoria''.
Apesar do relativo pouco tempo, Dom Albano diz ainda ter desafios e sonhos a realizar. ''A fundamentação plena da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Londrina, como já ocorreu em Curitiba, e fazer uma reedição melhorada das Missões Populares, movimento de evangelização realizado em 1999 na cidade'', destacou.

mockup