Imagem ilustrativa da imagem Cursos de universidades do Paraná  se destacam em avaliação  do MEC
| Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Curitiba - Dos 81 cursos de graduação das universidades estaduais do Paraná avaliados pelo Ministério da Educação, 74% foram classificados como de excelência no Conceito Preliminar de Curso. O CPC é um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior e foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Foram avaliados, em 2019, bacharelados nas grandes áreas da Saúde, Ciências Agrárias, Engenharias e áreas afins, além de cursos tecnológicos. Ao todo, foram ranqueados 60 cursos das universidades estaduais com nota 5 (nota máxima) ou 4 (classificados como ótimo). As informações são da Agência de Notícias do Paraná.

O CPC é um indicador de qualidade formado por diferentes aspectos: desempenho dos estudantes concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; o valor agregado pelo processo formativo oferecido; titulação e o regime de trabalho dos docentes vinculados aos cursos, infraestrutura e instalações físicas, além das oportunidades na formação acadêmica e profissional dos estudantes.

UNICENTRO

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) alcançou a nota máxima em três cursos de graduação: medicina veterinária, agronomia e educação física. Farmácia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, engenharia de alimentos, engenharia ambiental e engenharia florestal receberam o conceito 4.

UEL

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) obteve conceito 5 em medicina veterinária, além de nota 4 nas graduações de odontologia, medicina, agronomia, farmácia, enfermagem, fisioterapia, zootecnia, biomedicina, engenharia civil e engenharia elétrica.

UEM

Na UEM (Universidade Estadual de Maringá) , o destaque ficou por conta do curso de engenharia civil, nota máxima na avaliação (5). Medicina veterinária, odontologia, medicina, agronomia (nos campi de Maringá e Umuarama), farmácia, arquitetura e urbanismo, enfermagem, biomedicina, educação física, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de alimentos e engenharia química atingiram a nota 4.

UEPG

O curso de medicina da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa também alcançou nota 5, seguido pelas graduações em odontologia, agronomia, farmácia, enfermagem, zootecnia, educação física, engenharia civil e engenharia de alimentos com nota 4.

UNIOESTE

Na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), 11 cursos atingiram o conceito 4: odontologia, agronomia, farmácia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, zootecnia, educação física , engenharia civil e engenharia elétrica.

UENP E UNESPAR

A Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) atingiu a nota 4 no curso de enfermagem e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) teve o curso de engenharia de produção com conceito 4.