Curso prepara agentes na prevenção de doenças
Nos últimos dez anos a Aids teve um crescimento de 3.242% sobre a população feminina, passando de sete casos notificados no ano de 1988 para 227 registrados no ano passado. Esse grande avanço da doença e as principais atitudes para a prevenção da Aids como também do câncer estão sendo discutidas em um curso de formação de agentes multiplicadores, em Curitiba.
O evento, que começou ontem e acontece até amanhã, faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e é promovido pelo Centro Paranaense de Cidadania (Cepac) e pelo Grupo Dignidade, que atua na defesa dos homossexuais. A idéia é fazer com que as 250 mulheres que estão participando do encontro, entre professoras, donas-de-casa e profissionais de saúde de diversas regiões do Estado, voltem para as suas casas, locais de trabalho e associações preparadas para alertar as pessoas sobre os riscos de contágio e formas de se evitar essas doenças. Não existe mais grupo de risco e as pessoas precisam adotar atitudes de prevenção que muitas até sabem quais são, mas não as aplicam, disse o coordenador do evento e presidente do Grupo Dignidade, Toni Reis.
Os participantes estão divididos em nove grupos que recebem informação em quatro oficinas montadas pelos organizadores. No final dos trabalhos todos terão um manual sobre a prevenção à Aids e ao Câncer e uma fita de vídeo para serem utilizados durante as reuniões em cada comunidade.
A enfermeira Cleonice Aparecida de Oliveira, funcionária da Secretaria de Saúde de Piraquara, acredita que o curso vai tornar o trabalho de prevenção mais fácil. Às vezes falta jogo de cintura e a gente acaba não conseguindo sensibilizar as pessoas para que adotem práticas preventivas, disse.





