Curitibanos ganham nova XV no aniversário da cidade
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de março de 2000
Michele Muller
De Curitiba
A primeira reforma da Rua XV de Novembro desde que virou calçadão, em 1972, está completamente finalizada. Poucos que passaram pela rua, há uma semana quando as obras ainda causavam grandes transtornos aos pedestres e aos comerciantes acreditavam que a Prefeitura de Curitiba conseguiria entregar aos curitibanos o calçadão revitalizado no aniversário da cidade. Pois a solenidade de entrega será mesmo hoje, às 10 horas, em frente à Associação Comercial do Paraná, com a presença do prefeito Cassio Taniguchi.
Apesar de ter havido uma queda nas vendas dos estabelecimentos comerciais instalados ao longo da rua, tanto os empresários quanto os pedestres entrevistados pela Folha na época da realização das obras eram a favor da revitalização. As reformas incluíram nova pavimentação, recuperação de bancas e quiosques e melhoramento dos sistemas hidráulico, elétrico e de telefonia. Também foram instaladas microcâmeras em diversos pontos, como uma forma de evitar a violência.
Mesmo antes de se transformar no que muitos consideram um shopping ao ar livre, a Rua XV era a preferida de muitos pedestres. O local era considerado, desde antes da Proclamação da República, quando ainda era chamado Rua da Imperatriz, o principal ponto de encontro da cidade. Ali também localizavam-se os principais restaurantes e lojas de Curitiba, além de todos os grandes cinemas. Era uma rua onde todos os jovens se reuniam para paquerar. As meninas passavam, de duas em duas, enquanto todos os rapazes ficavam encostados nas paredes das lojas olhando para elas, lembra a escritora Flora Munhoz da Rocha.
Também em comemoração ao aniversário da cidade, Taniguchi estará hoje, às 15 horas, na Praça 29 de Março, participando da solenidade que irá divulgar o conteúdo da urna enterrada em 1966. Serão mostrados documentos sobre a administração da cidade na época, como cópias do Plano Diretor e mensagens à população escritas por estudantes.
Abre e fecha Durante toda esta terça-feira, as repartições públicas municipais terão expediente suspenso. Das unidades de saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, permanecerão abertas apenas as 24 horas. Os programas de abastecimento e a coleta e varrição pública funcionam normalmente. Já as creches e escolas da rede pública podem abrir ou não, dependendo da decisão dos diretores de cada estabelecimento.