Curitiba deve sediar, no ano que vem, a 1ª Reunião do Fórum da Vizinhança do Mercosul e o 1º Fórum de Integração do Mercosul, eventos que podem reforçar a condição da cidade como uma das mais importantes do bloco econômico. A confirmação foi obtida pelo vice-prefeito Algaci Tulio durante o 3º Encontro das Mercocidades, realizado na semana passada em Córdoba (Argentina) e que reuniu 20 prefeitos e administradores da Rede de Cidades do Mercosul.
Durante a primeira reunião do Fórum da Vizinhança do Mercosul, a comunidade terá a oportunidade de discutir as ações desenvolvidas pelos países-membros do bloco econômico.
Até o momento as ações realizadas envolveram esencialmente prefeitos e empresários. Com a reunião, ‘‘o povo terá oportunidade de conhecer as vantagens que o Mercosul traz para a sua realidade’’, ressaltou Tulio.
Sobre o Fórum de Integração, Algaci explicou que o evento, que em agosto de 1998 deve reunir os presidentes dos países que integram o Mercosul, tem o objetivo de consolidar a cidade como capital ecológica dos países do Cone Sul.
Em Córdoba, o vice-prefeito também confirmou a inclusão de Londrina como integrante da Rede de Cidades do Mercosul. ‘‘Queremos que o processo de globalização da economia também melhore as condições de vida nas cidades, que são os locais onde nascem as soluções para os problemas econômicos e sociais.’’ Em sua participação no encontro das Mercocidades, Algaci defendeu a integração das cidades e sua maior autonomia na discussão das ações do Mercosul.

mockup