Curitiba tem mais dois focos de dengue
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de março de 2002
Maria Duarte<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A Prefeitura de Curitiba registrou ontem mais dois focos de dengue, totalizando oito pontos de transmissão da doença na Capital. Um deles está em uma revenda de veículos no bairro Vila Hauer, na Avenida Marechal Floriano. O outro endereço não foi divulgado porque é um terreno particular, no Boqueirão. No Paraná, são 215 confirmações da doença.
Um terceiro local poderia também abrigar as larvas do mosquito Aedes aegypti, que provoca a doença. É o esqueleto do prédio do Fórum de Curitiba, no Centro Cívico. Inspeção realizada no prédio abandonado por auditores da Comissão de Obras Inacabadas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) constatou a existência de várias áreas alagadas. A água parada favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O presidente do TCE, Rafael Iatauro, solicitou providências às secretarias municipal e estadual de Saúde, que farão uma fiscalização conjunta na construção hoje pela manhã. De acordo com os auditores, o maior problema está nas garagens, no subsolo, totalmente tomadas pela água. Na cobertura existe um alagamento de quase 40 centímetros de profundidade.
A Secretaria Municipal de Saúde não havia recebido o ofício encaminhado pelo TCE. A assessoria de imprensa informou que será feita uma fiscalização, para averiguar se realmente há larvas no local. Se houver, os responsáveis pela obra têm que efetuar a limpeza. A construção foi uma iniciativa do Tribunal de Justiça (TJ).
O TCE vem propondo ao TJ a discussão de uma alternativa para concluir a obra.
Hoje começa em Umuarama a segunda etapa do arrastão contra a dengue. Aproximadamente 100 funcionários da prefeitura vão percorrer 40 bairros para orientar os moradores e recolher material que acumula água.


