Da Sucursal

Kraw PenasJanela adentroElaine Muller, da Cidadela, apenas uma entre os centenas de ‘‘panfleteiros’’ das ruas de Curitiba: estratégia de marketing deverá ser mudadaOs fiscais da Prefeitura de Curitiba autuaram e multara 40 estabelecimentos comerciais que distribuiam panfletos nas ruas da cidade durantes os feriados da Semana Santa. Também foi apreendido todo o material de divulgação de escolas, prstadores de serviços, casas comerciais, restaurantes, supermercados e planos de saúde. O objetivo da fiscalização é a despoluição ambiental, evitando o acúmulo de lixom nas ruas e as eventuais inundações decoorrentes do entupimento das redes da águia pluvial.
A Secretaria Municipal de Urbanismo desencadeou há uma semana um trabalho intenso de fiscalização, apreendendo o material e autuando os responsáveis.
De acordo com o diretor do departamento de fiscalização da secretaria, Valdir Ulbrich, toda a equipe de fiscais foi mobilizada nessa guerra à poluição que irrita motoristas e pedestres.
‘‘A população reclama muito e o entupimento dos bueiros causa muitos transtornos que prejudicam quase toda a cidade’’, justifica.
O trabalho de fiscalilzação está apoiado na Lei Municipal 8471/94, que dispõe sobre a publicidade ao ar livre. Além da apreensão, os fiscais entregam aos responsáveis pela distribuição uma circular-padrão esclarecendo sobre a ilegalidade.
Ulbrich lembra que já tramita na Câmara Municipal o projeto de lei regulamentando o assunto, apoiado um informações fornecidas pela secretaria de Urbanismo.
‘‘Todo o material distribuído ou acaba nos cestos de lixo, ou é jogado no leito das ruas, entupindo bocas-de-lobo e as galerias de águas pluviais.’’
Desde o início dos trabalhos, já foram apreendidos cerca de 700 quilos de material de 10 a 15 anunciantes. A concentração é no centro da cidade e nos cruzamentos mais movimentados.
‘‘Toda publicidade deve ser autorizada pelo município’’, lembra Ulbrich. Da mesma forma como os panfletos, as placas e luminosos devem ser apresentados à secretaria, que analisa os locais e tamanho da publicidade. ‘‘Nada deve interferir no trânsito.’’
Quem não obedecer à determinação da secretaria receberá autuação e depois uma notificação. A primeira multa é no valor de 178,55 Ufirs (R$ 162), os reincidentes dobram de valor.
O pagamento deve ser feito em 10 dias, e casos mais graves poderão ser punidos com cassação do alvará de funcionamento.
Por enquanto, nenhuma infração foi feita, mas as autuações estão próximas de 50 nesta primeira semana.

mockup