Amanhã, Curitiba ganha um novo eixo de transporte com a inauguração da linha Pinheirinho-Carlos Gomes, que irá transitar pela primeira parte da Linha Verde, entre o Terminal Pinheirinho e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, até a Praça Carlos Gomes, no Centro. Outras 11 linhas da região também deverão sofrer alterações e cinco serão desativadas como parte da implantação do eixo. "Será uma nova opção de deslocamento para quem faz o trajeto bairro-centro na região sul", explica Luiz Filla, gestor da área de operação de transporte da Urbanização de Curitiba (Urbs).
Segundo Filla, as mudanças deverão atender a 28% dos usuários do Terminal Pinheirinho que têm o Centro como destino. "A nova linha vai contribuir para reduzir o número de passageiros nas principais linhas do Eixo Sul, como os expressos Circular Sul e o Santa Cândida-Sítio Cercado, assim como o tempo de deslocamento dessas pessoas, já que o novo trajeto vai do Terminal Pinheirinho ao Centro em 25 minutos, dez a menos que o itinerário atual", explica.
Cerca de 260 mil pessoas utilizam o Eixo Sul da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba. A linha Pinheirinho-Carlos Gomes deverá receber, por dia, 32 mil pessoas. Ela será atendida por 14 veículos articulados que serão operados, em horários de pico, em intervalos de quatro minutos.
"Caso a demanda real supere a estimativa, a rede já está preparada para receber veículos biarticulados", adianta Filla. Segundo o gestor, a implantação da nova linha deverá estimular o desenvolvimento da região. "A exemplo de outros eixos de transporte, o da Linha Verde vai induzir o crescimento do entorno", prevê.
"Além dos usuários do Terminal Pinheirinho, a nova linha também irá absorver passageiros de outras alimentadoras que farão integração com o itinerário através das estações-tubo", adianta. É o caso das linhas Alferes Poli, Campo Comprido-CIC e Fanny. Para fazer a integração, a prefeitura desenvolveu um novo modelo de estação-tubo que permite o embarque e desembarque em ônibus que possuem degraus.
A nova linha entra em operação às 10h30 deste sábado, quando será realizada a viagem inaugural. Durante o fim de semana, a Urbs irá implantar as outras alterações do sistema. Serão desativadas as linhas Francisco Derosso-BR 476, Denso, Wenceslau Braz, Sítio Cercado-BR 116 e Francisco Antonelo. Portão-Linha Verde e Maracanã-Linha Verde entrarão em operação.
"Estamos distribuindo material explicativo sobre as mudanças nos terminais de ônibus da região e teremos fiscais da Urbs disponíveis para orientar a população", completa Filla.

mockup