Curitiba é desbancada em pesquisa de qualidade de vida
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de janeiro de 2000
Dimitri do Valle
De Curitiba
Nem Curitiba, Goiânia, Porto Alegre ou alguma cidade do interior de Santa Catarina e São Paulo. As cidades com melhor qualidade de vida na América Latina e Caribe são Buenos Aires e Montevidéu, capitais da Argentina e do Uruguai, respectivamente. A revelação faz parte de pesquisa realizada pela empresa de consultoria norte-americana M. Mercer Companies. A notícia sobre o resultado do estudo foi publicada na noite de quinta-feira na Internet, no site do provedor ZAZ (www.zaz.com.br).
A empresa promoveu uma pesquisa mundial com 218 cidades. Os critérios utilizados na análise foram as situações política, econômica, ambiental, sanitária, de segurança e serviços públicos. A cidade de Vancouver, no Canadá, ficou com o título de melhor cidade para se morar no planeta. Brazaville, a capital do Congo, um país africano que enfrenta uma violenta guerra civil, ficou com a última posição. Na América Latina, a capital de Cuba, Havana, e a capital do Haiti, Porto Príncipe, junto com San Pedro de Sulla, em Honduras, foram classificadas como as piores cidades do continente.
Se por um lado, o País não tem nenhum município figurando entre os melhores, o estudo também não aponta nenhuma cidade brasileira entre as dez com pior qualidade de vida no mundo. O diretor do projeto, Bram Croen, disse que as cidades que ocupam os primeiros lugares da lista estavam quase empatadas. Vancouver está no mesmo nível que Viena, na Aústria, e as suíças Zurique e Berna. Os itens segurança, educação e transporte foram decisivos para o desempate.
No início da década, a Prefeitura de Curitiba chegou a anunciar que a capital paranaense era a terceira melhor cidade do mundo para se viver. No ano passado, a cidade foi novamente citada pelo Banco Mundial como a quarta em qualidade de vida. Curitiba não está entre as melhores cidades analisadas pela A M. Mercer Companies.
As únicas cidades brasileiras citadas na avaliação da empresa norte-americana são Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O estudo não dá a colocação destas cidades entre as 218 analisadas. Quem quiser saber mais detalhes sobre o relatório, terá de pagar de US$ 250,00 a US$ 475,00. A empresa M. Mercer realiza anualmente o estudo sobre as cidades. Os resultados são usados pelos diretores de multinacionais para verificar o nível de vida de seus empregados no exterior.