Dimitri do Valle
De Curitiba
Nem Curitiba, Goiânia, Porto Alegre ou alguma cidade do interior de Santa Catarina e São Paulo. As cidades com melhor qualidade de vida na América Latina e Caribe são Buenos Aires e Montevidéu, capitais da Argentina e do Uruguai, respectivamente. A revelação faz parte de pesquisa realizada pela empresa de consultoria norte-americana M. Mercer Companies. A notícia sobre o resultado do estudo foi publicada na noite de quinta-feira na Internet, no site do provedor ZAZ (www.zaz.com.br).
A empresa promoveu uma pesquisa mundial com 218 cidades. Os critérios utilizados na análise foram as situações política, econômica, ambiental, sanitária, de segurança e serviços públicos. A cidade de Vancouver, no Canadá, ficou com o título de melhor cidade para se morar no planeta. Brazaville, a capital do Congo, um país africano que enfrenta uma violenta guerra civil, ficou com a última posição. Na América Latina, a capital de Cuba, Havana, e a capital do Haiti, Porto Príncipe, junto com San Pedro de Sulla, em Honduras, foram classificadas como as piores cidades do continente.
Se por um lado, o País não tem nenhum município figurando entre os melhores, o estudo também não aponta nenhuma cidade brasileira entre as dez com pior qualidade de vida no mundo. O diretor do projeto, Bram Croen, disse que as cidades que ocupam os primeiros lugares da lista estavam quase empatadas. Vancouver está no mesmo nível que Viena, na Aústria, e as suíças Zurique e Berna. Os itens segurança, educação e transporte foram decisivos para o desempate.
No início da década, a Prefeitura de Curitiba chegou a anunciar que a capital paranaense era a terceira melhor cidade do mundo para se viver. No ano passado, a cidade foi novamente citada pelo Banco Mundial como a quarta em qualidade de vida. Curitiba não está entre as melhores cidades analisadas pela A M. Mercer Companies.
As únicas cidades brasileiras citadas na avaliação da empresa norte-americana são Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O estudo não dá a colocação destas cidades entre as 218 analisadas. Quem quiser saber mais detalhes sobre o relatório, terá de pagar de US$ 250,00 a US$ 475,00. A empresa M. Mercer realiza anualmente o estudo sobre as cidades. Os resultados são usados pelos diretores de multinacionais para verificar o nível de vida de seus empregados no exterior.