A Secretaria Municipal de Cultura de Londrina deve começar na próxima terça-feira os trabalhos de análise dos 178 projetos inscritos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura para o ano de 2001. Segundo o responsável pela lei, Sebastião Vicente Amâncio, a Comissão de Avaliação dos Projetos Culturais, que deve ser anunciada pela Secretaria na próxima segunda-feira, ainda não está completa. ‘‘Estamos esperando a indicação de alguns nomes da comissão, mas acreditamos que os trabalhos devam começar já na terça-feira’’, disse.
A comissão que vai analisar os projetos é formada por 17 representantes, com número igual de suplentes, indicados pela Procuradoria-Geral do Município, pelas secretarias municipais de Fazenda, do Planejamento, da Educação, da Cultura, Universidade Estadual de Londrina, Cesulon, Unopar, pelo Fórum Permanente de Cultura, além da indicação do próprio prefeito.
Anteontem, a Câmara de Vereadores de Londrina aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei do vereador Adalberto Pereira da Silva (PFL), que aumenta de 40% para 65% o percertual destinado à Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Segundo parecer que acompanha o projeto – que será debatido em segundo e último turno também na próxima terça-feira – o aumento no percentual não implica em renúncia de receita pela prefeitura, já que o Executivo deve respeitar o limite de 3% de toda a arrecadação de ISS e IPTU do município destinados à Cultura.

mockup