Imagem ilustrativa da imagem Cultivo em horta comunitária é terapia para pacientes de UBS de Apucarana
| Foto: Letícia Fenato

Com as mãos na terra, o pensamento ganha novo foco ao se concentrar no momento presente e o resultado é a sensação de bem-estar. A partir de uma ideia simples, o projeto “Acolher” da UBS Maria do Café, em Apucarana (Centro-Norte), tem se tornado um modelo de promoção da saúde mental. Através do trabalho de cultivo em uma horta comunitária, pacientes têm se dedicado diariamente às mudas de alface, rúcula, rabanete, couve, pimenta cambuci, manjericão, entre outros.

O projeto é uma iniciativa da psicóloga da UBS, Letícia Fenato, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e da Mulher. “O Acolher nasceu de uma demanda na área de saúde mental. Com o isolamento imposto pela pandemia de coronavírus, a gente tem atendido muitas pessoas, especialmente idosos, com queixas de ansiedade e depressão”, comenta.

A ideia do Acolher surgiu no ano passado e foi implantado há cerca de dois meses. Hoje, das 40 pessoas que são acompanhadas em saúde mental na UBS, 10 estão envolvidas com a horta comunitária. A maioria são mulheres, acima de 50 anos. “A gente percebeu uma necessidade de sair da lógica clínica, promovendo um trabalho terapêutico conjunto e que nos possibilitasse atender essa demanda. Por ser um espaço ao ar livre, temos essa possibilidade de ampliar”, disse.

Com o projeto cumprindo seu objetivo, a horta está ganhando mais espaço e logo mais pacientes poderão se beneficiar. Os alimentos cultivados ali serão comercializados pelos próprios pacientes para ajudar na compra de mais mudas e materiais.

Outra expectativa do grupo é iniciar o cultivo de plantas medicinais. “Quando essas pessoas estão trabalhando na horta, elas se conectam com o momento presente, voltam a atenção para algo que para eles é importante e com isso, além do trabalho em grupo, eles se sentem úteis, construindo algo a partir do próprio conhecimento. Tem também a questão da autonomia e da responsabilidade porque nos finais de semana eles vêm aqui para dar água, cuidar das plantas”, ressalta a psicóloga. O prefeito Junior da Femac visitou a horta da UBS Maria do Café na terça-feira (27).

Imagem ilustrativa da imagem Cultivo em horta comunitária é terapia para pacientes de UBS de Apucarana
| Foto: Letícia Fenato

NOVAS HORTAS

A coordenadora das hortas comunitárias da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, Maura Fernandes, diz que a prática tem despertado o interesse de toda a comunidade. “Estamos com oito pedidos da comunidade para a implantação de hortas em terrenos da prefeitura. Em breve, vamos entregar a da UBS do Dom Romeu, onde 17 famílias já estão cadastradas”, conta.

Além da Unidade de Saúde, a secretaria estuda a implantação de uma horta no imóvel do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). “Essas parcerias podem ajudar muitas pessoas. O projeto de horta comunitária é bastante viável, pois o adubo utilizado são os resíduos das podas de árvores do município e a produção vai gerar renda para as famílias, além do alimento saudável para toda a comunidade. Todo mundo sai ganhando”, diz.

Projeto tem despertado o interesse da população: coordenação recebe pedidos para implantar mais hortas pela cidade
Projeto tem despertado o interesse da população: coordenação recebe pedidos para implantar mais hortas pela cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.