Imagem ilustrativa da imagem CTA em Londrina amplia horário para realização de testes rápidos
| Foto: Rivaldo Gomes - Folhapress

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) em Londrina funcionará com horário estendido para realizar testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis. Normalmente, o horário do CTA é das 7 às 12h, mas nesta semana os testes poderão ser feitos também no período da tarde. Esse exame diagnostica em poucos minutos se o paciente contraiu HIV, Sífilis, e Hepatites B e C, e todas as infecções sexualmente transmissíveis.

A enfermeira do Centro de Referência DST/Aids Bruno Pian Castelli Filho, Gláucia Elaine Sasaka, reforça que o CTA funcionará até sexta-feira (4), das 7 às 18h, e no sábado (5) das 8 às 16h. O atendimento precisa ser agendado previamente no Portal da Prefeitura (http://www.londrina.pr.gov.br/agendamentos).

“Já é um trabalho de longo tempo e essa ampliação de horário neste ano foi o que se tornou possível fazer na pandemia de coronavírus, pois em anos anteriores foram realizados fóruns e palestras presenciais. Este ano, para evitar a concentração de pessoas, não foi possível por conta da pandemia, além de termos profissionais afastados por estarem no grupo de risco”, destacou a enfermeira.

Durante a realização dos testes será realizada a conscientização da população sobre a necessidade do uso de métodos de prevenção. “Faremos a distribuição de folderes explicativos, camisinhas, gel lubrificante. Os testes estão abertos para toda a população”, ressaltou.

NÚMEROS

De acordo com Sasaka, em 2019, de 2 de janeiro a 13 de novembro, foram realizados 1.620 testes rápidos, dos quais 66 apresentaram diagnósticos positivos para HIV no centro de testagem. “Nesse período recebemos 359 pacientes no ambulatório, dos quais 265 eram pacientes novos e 94 faziam acompanhamento em outra localidade”, relatou.

Já em 2020, no mesmo período, foram realizados 1.214 testes rápidos e destes 61 foram positivos para HIV. "No ambulatório recebemos 256 pacientes que abriram ficha conosco, dos quais 176 foram de pacientes novos e 80 são de transferências que vieram de fora”, contabilizou. Nesse mesmo período, 56 (6,50%) eram do sexo masculino e cinco (1,42%) do sexo feminino. Em relação as faixas etárias, a maioria dos casos de infecção por HIV encontra-se na faixa de 20 a 34 anos, ocupando o percentual de 62,29% dos casos.

Segundo o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, a procura este ano foi um pouco menor, mas o diagnóstico de HIV e de sífilis tiveram aumento. “Isso se justifica por vários fatores. As pessoas estão mantendo relações sexuais e sem preservativos. A importância dos testes é para os serviços diagnosticarem isso para encaminhar rapidamente para serviço especializado. A faixa etária que predominou, de 20 a 34 anos, vem mantendo esse padrão há algum tempo”, destacou, explicando que todas as pessoas que procuram as unidades de saúde para exames de HIV, seja o teste rápido ou o sorológico, passa também por aconselhamento. “Em especial nos casos de resultado positivo, sempre reforçamos e explicamos questões importantes, como as doenças oportunistas, sintomas, e frisamos a questão da proteção para não transmitir a outras pessoas”, citou.

INÍCIO

O enfermeiro explica que o CTA iniciou suas atividades em meados final de 1995 com o nome de Coas (Centro de Orientação e Apoio sorológico). Posteriormente, o Ministério da Saúde mudou a nomenclatura para Centro de Testagem e Aconselhamento, em uma estrutura separada do laboratório de HIV e Aids, que possui um serviço ambulatorial especializado em HIV. “Em Londrina o CTA permanece separado porque, além do papel de realizar a testagem dos exames de HIV, é também responsável pelo monitoramento e capacitação da atenção básica desses profissionais no que se refere ao aconselhamento, além das atividades extramuros”, afirmou "Fomos descentralizando os testes rápidos para atenção básica e agora uma das estratégias de prevenção é a profilaxia após a exposição ao vírus. Quem corre esse risco tem até 72 horas para usar medicação preventiva, que deve ser ministrada por 28 dias”, destacou.

Em Londrina, o teste rápido para HIV é ofertado no CTA, Unidades Básicas de Saúde, Clínica Psiquiátrica Vila Normanda, hospitais Zona Norte e Zona Sul, Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), Maternidade Municipal Lucila Ballalai, e nas maternidades do Hospital Universitário, Evangélico, do Coração e Mater Dei.

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir as ISTs continua sendo a proteção durante o sexo, com preservativo, mais as vacinas para hepatite e contra HPV. “E em caso de situações de risco, é possível usar as estratégias combinadas de prevenção, como a profilaxia pré e pós exposição, e a testagem regular"

O atendimento nesse centro é sigiloso, gratuito e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orientará sobre o resultado final de exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento no SAE (Serviço de Atenção Especializada em Aids).

SERVIÇO - O Centro de Referência DST/AIDS Bruno Pian Castelli Filho fica na Alameda Manoel Ribas, 1 (Centro). Mais informações pelo fone (43) 3378-0146 ou 3378-0147, das 7h às 12h30.