Foz do Iguaçu Em seis dias da Operação ''Foz Segura'' que reúne cerca de mil policiais de várias regiões do Estado a polícia registrou queda brusca no índice de crimes cometidos na cidade. O número de homicídios, uma das maiores preocupações da Secretaria Estadual de Segurança Pública, já foi reduzida pela metade. Antes da chegada do reforço no efetivo, um assassinato em média era registrado diariamente em Foz do Iguaçu. Desde que a polícia desencadeou a operação, três homicídios aconteceram.
Além disso, a quantidade de furtos e roubos caiu em média 46,4%. ''Em menos de uma semana de operação, conseguimos prender mais de 100 pessoas e reduzir pela metade o número de ocorrências'', comemorou o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, à Agência Estadual de Notícias.
Ainda de acordo com os dados, entre a quarta-feira da semana passada e a última segunda-feira, com a presença da megaoperação, foram registrados 30 crimes de furto e roubo. No mesmo período do mês passado, o número foi de 56. Um dos crimes que também preocupava a polícia em Foz era o furto de motos. Mas, desde a quinta-feira passada até esta terça, este tipo de furto caiu 66% em relação ao mesmo período do mês passado.
Desde o começo da operação foram registrados dois furtos de motos. No mês passado, aconteceram seis durante o mesmo período. ''Estes números caíram surpreendentemente, mas ainda não são satisfatórios. Queremos nos aproximar do zero'', disse o delegado-chefe da 6 Subdivisão Policial, José Roberto Jordão.
''O uso da moto na cidade é bastante comum para fazer a travessia da Ponte da Amizade. Por este motivo, algumas quadrilhas se especializaram no furto e roubo deste veículo, que não tem nenhum tipo de proteção eficaz'', explicou o delegado. Ele conta ainda que dois integrantes de uma quadrilha especializada já foram presos pela megaoperação.
''Quando o trabalho da operação terminar, temos como objetivo manter os índices de criminalidade baixos na cidade, já que muitas pessoas envolvidas com o crime estarão presas'', concluiu Jordão.
Até o sexto dia de operações especiais em Foz do Iguaçu, a polícia já registrava 104 prisões relacionadas ao tráfico de drogas, roubos, furtos, porte ilegal de arma, entre outras ocorrências.
''Esta é uma boa oportunidade para que as pessoas intensifiquem as denúncias, já que estamos na cidade com força total'', garantiu o comandante do Policiamento do Interior, coronel Nemésio Xavier, referindo-se ao 181, disque-narcodenúncia.

mockup