Cesar Brustolin/SMCSDeficientes físicos viram de perto como se trata o lixo reciclávelUm grupo de 20 alunos da Escola Especializada Tia Vivian Marçal visitou na manhã de ontem a Usina de Reciclagem mantida pelo Instituto Pró-Cidadania no município de Campo Magro. Eles conheceram o processo de separação e valorização do lixo reciclável, cuja renda garante a manutenção de programas sociais do instituto. A escola atende crianças e jovens com comprometimento motor e mental.
Os alunos acompanharam todo o processo de tratamento dos materiais. Em duas esteiras, os funcionários fazem a separação de acordo com os tipos (vidro, plásticos, metais, papel). A produtividade média na unidade é de 320 toneladas de material separado por mês.
Para os alunos, a visita foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a importância da separação do lixo reciclável e suas consequências para o meio ambiente. A professora Jussara Sandrini, que coordenou a visita, explicou que o tema do lixo vem sendo abordado nas atividades desenvolvidas com os alunos. ‘‘Agora eles puderam conhecer, de forma concreta, o que nós estávamos ensinando’’.
O gerente da usina, Marcelo Ferreira, disse que as visitas de escolas e instituições têm sido constantes, e integram um programa de educação ambiental desenvolvido na unidade. Cerca de 200 pessoas visitam a usina todos os meses. ‘‘Queremos conscientizar a população sobre a importância de colaborar com o programa Lixo que não é Lixo’’, disse Ferreira.
Segundo o gerente, estão sendo adotadas medidas para receber um excedente no lixo reciclável a partir das próximas semanas. ‘‘Com a chegada das festas de fim de ano e o aumento no consumo, cresce também o volume de lixo’’, conta. Para abrigar e proteger o material, estão sendo construídos dois barracões, com área total de 800 metros quadrados. A estrutura deve estar pronta na primeira quinzena de dezembro.

mockup