Crianças sozinhas são alvo de acidentes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
André Amorim<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O caso do menino de quatro anos resgatado na última quarta-feira pelo Corpo de Bombeiros em uma sacada no 11º andar de um edifício no Centro levantou uma discussão sobre o perigo de deixar crianças pequenas sozinhas em casa. O garoto, que mora com a mãe e com a avó, foi deixado sozinho por algumas horas, para que a avó fosse ao médico. Segundo Maria Rosa de Mello, conselheira tutelar da região matriz, situações como essa ''são mais comuns do que se imagina''.
Para a médica pediatra Lenira Facin, nem mesmo por pouco tempo as crianças devem ser deixadas sozinhas. ''A criança não tem discernimento'', avalia. Com isso é comum que elas não avaliem bem os perigos que as rodeiam, que são vários mesmo dentro de casa. Sua recomendação é que até os 15 anos sempre haja um adulto por perto. Dentre os acidentes domésticos mais frequentes ela cita quedas, queimaduras, ingestões de produtos tóxicos e cortes.
A médica dá outras dicas para evitar acidentes: colocar grades e redes nas janelas e sacadas; usar piso antiderrapante; escolher móveis com cantos arredondados; proteger as tomadas com dispositivos de segurança e não reaproveitar embalagens de alimentos e bebidas para guardar outros produtos, já que as crianças podem se confundir e acabar se intoxicando.
Além do risco de uma tragédia, os pais que deixam os filhos pequenos sozinhos em casa podem sofrer procedimentos investigatórios. Segundo a promotora Hirmínia Mattos, do Centro de Apoio às Promotorias da Educação, isso é bastante comum, principalmente nas classes mais pobres, onde muitas vezes não há condições financeiras de contratar uma pessoa para ficar com a criança enquanto os pais trabalham. Em casos especiais, quando os pais procuram o Ministério Público para informar que o filho ficará em casa pois não conseguiram uma vaga em alguma creche do poder público, o MP pode encaminhar um ofício ao departamento de educação infantil requisitando uma vaga.


