Em Cascavel, o plantio das árvores ocorreu na Escola Municipal Teotônio Vilela, no bairro Canadá (zona norte da cidade). Em quatorze municípios do Oeste paranaense, foram plantadas cerca de 8,5 mil mudas.
Segundo a engenheira florestal Sônia Maria Machado, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que atua em Educação Ambiental, há ‘‘um importante simbolismo’’ no envolvimento de escolares, por serem agentes reprodutores, junto às suas famílias, de propostas preservacionistas.
O Oeste paranaense tem apenas 3% de sua cobertura florestal original, quase três vezes menos que o percentual estadual, e a devastação só é inferior a verificada na região Noroeste. A causa principal é a derrubada de matas para a introdução de lavouras de mecanização intensiva. O Paraná tinha originalmente mais de 80% de seus 199 mil quilômetros quadrados cobertos por densa vegetação.
A araucária (símbolo do Paraná), já ocupou 74 mil quilômetros quadrados de território - hoje restam 5% desta área. Em Cascavel, o Parque Ecológico, praticamente no centro da cidade, tem como um dos atrativos uma reserva de araucárias. Uma das árvores, com possivelmente 200 anos, foi derrubada pelo vendaval que atingiu a cidade no dia 4 deste mês.

mockup