Da Redação
O governador Jaime Lerner abriu ontem à tarde na Academia Policial Militar do Guatupê, em Curitiba, a segunda edição do Encontro de Integração do Projeto Formando Cidadão. O evento, que está reunindo cerca de quinhentos ex-meninos de rua e educadores sociais e militares de todas as regiões do Paraná, termina hoje. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Criança e Assuntos da Família em parceria com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, Ministério do Exército e associações comerciais. Criado em 1995, beneficiou mais de mil meninos.
Hoje, fazem parte do projeto 320 meninos de 7 a 17 anos que viram suas vidas mudar radicalmente depois de participar das atividades desenvolvidas diariamente nos quartéis. ‘‘Se tudo der certo, no ano que vem teremos mais cidades envolvidas no projeto e mais meninos beneficiados’’, diz a secretária estadual da Criança e Assuntos da Família, Fani Lerner.
Rafael Lacerda da Silva e José Sidney dos Santos são exemplos dessa virada. Rafael tem dez anos e agora mora com a mãe em Apucarana. Há cinco meses, foi levado pelo irmão mais velho, que foi menino de rua, para o Formando Cidadão. Rafael é campeão paranaense de karatê tradicional na faixa laranja. Em outubro, ele representará o Estado no campeonato brasileiro que acontecerá em São Paulo. José, de 15 anos, é de Toledo e está no projeto há um ano. ‘‘Tinha uma fila de meninos no conselho Tutelar querendo e eu consegui’’, comemora. Para o futuro profissional, pensa em duas alternativas: ser policial ou ator.

mockup