Crianças em Sinfonia Universal
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Em outra comunidade carente de Londrina, a musicalização também vem transformando o dia a dia de crianças e adolescentes, que aprendem a soltar a voz. Criado há 10 anos no Jardim Nossa Senhora da Paz, na zona oeste, o projeto Sinfonia Universal atende jovens e adultos, mas principalmente crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Irmãs de Betânia.
Ao todo, são 200 crianças entre 5 e 15 anos atendidas nas oficinas de coral, flauta doce, percussão, bateria, teclado, violino, violão, flauta transversal, saxofone, trompete e clarinete. "Eu nunca tinha trabalhado em uma comunidade carente e o que mais me me chamou foi a necessidade de afeto que essas pessoas têm. Esse trabalho no qual atuo há oito anos é, de fato, baseado no amor", comenta a coordenadora do projeto, Eliane Landal.
Para aquisição de uniformes, alimentação, instrumentos e até transporte, o projeto conta com a parceria da Igreja Rainha dos Apóstolos, Paróquia Pessoal Nipo Brasileira Imaculada Conceição e Banco do Brasil. "Essas crianças vivem muito nos limites da comunidade e a música é uma forma de integrá-las às crianças de outros bairros, pois também temos alunos de outras regiões", explica.
Na semana passada, os 60 alunos do coral infantil do Sinfonia Universal também subiram ao palco da Expo Japão. Com a apresentação, elas mostraram ao público o quanto são especiais. "Eu quis participar do coral porque cantar é uma coisa boa e educa as pessoas", diz Vitor Leandro Leme dos Santos, de 12 anos.
Até para os mais tímidos, a experiência de cantar diante de uma plateia foi emocionante. "Dá um pouco de vergonha, mas eu gosto", comenta Camilly Vitória Pires, de 10 anos. A empresária Mari Lucia Macedo, que assistia à apresentação com a neta Camila, se surpreendeu com o talento dos pequenos cantores. "Além deles cantarem bem, estão tendo outras oportunidades através da música. Estou adorando", declara.
Segundo Eliane, participar do coral promove aos alunos, além do desenvolvimento da atenção e percepção, lições de respeito ao próximo e acaba refletindo em toda a comunidade envolvida no projeto. "Para essas crianças, estar aqui no palco, é um ponto positivo para a autoestima. Eles sentem que podem fazer algo bonito e que as pessoas estão admirando, gostando. É um reconhecimento", conclui. (M.O.)
Serviço:
O projeto Sinfonia Universal acontece gratuitamente todos os dias, nos períodos matutino e vespertino, no CEI Irmãs de Betânia (Rua Nossa Senhora do Socorro, 100, Jardim Nossa Senhora da Paz). Mais informações pelo fone (43) 3338-5686.