Quando a criança sente insegurança, medo, ansiedade e não tem condições de expressar a situação por ainda não dominar a fala, existe possibilidade de ela se apegar aos chamados objetos de transição. Geralmente um brinquedo ou um paninho ganham o título de ''preferido'' e transmite a sensação de proteção e segurança.

''Normalmente estes objetos aparecem na vida da criança quando ela começa a identificar o ambiente à sua volta e percebe que a mãe não está presente o tempo todo'', explicou a psicóloga Daniele Fioravante, de Londrina. Conforme ela, esses objetos dão um suporte emocional para que a criança consiga lidar com os sentimentos que não consegue expressar.

O apego maior aos objetos de transição acontece principalmente na hora em que a criança está mais fragilizada, geralmente quando quer dormir e está cansada. ''Buscar a 'companhia' do paninho ou do brinquedo também é comum quando a criança vai dormir na casa de alguém, quando viaja ou quando ocorre alguma outra mudança na rotina'', observou.


Leia a reportagem completa em conteúdo exclusivo para assinantes.


Leia Também:

'Vou tirar devagar'


'São os pais que criam os hábitos'

mockup