Criada em 28 de setembro de 2006, a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) possui campi nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho, onde também está situada a reitoria da Instituição, e conta com 27 cursos de graduação presencial e dois EaD (ensino a distância), em diversas áreas de conhecimento, seis programas de mestrado e um doutorado, além de especializações presenciais e a Distância. Anualmente, forma cerca de 1000 profissionais, da graduação à pós-graduação e Ensino a Distância (EaD)

Imagem ilustrativa da imagem Criada há 15 anos, Uenp beneficia comunidade de 46 municípios
| Foto: Divulgação - Uenp

Nesses 15 anos, a Uenp deu passos importantes para consolidação de suas ações voltadas ao ensino, sua vocação original, e a inserção e ampliação da pesquisa, extensão, cultura e internacionalização. Atualmente, as ações da instituição beneficiam a comunidade de 46 municípios da região.. “De maneira efetiva, a Uenp contribui para o acesso ao ensino superior no Norte do Paraná, impactando diretamente na realidade da região na qual está inserida”, destaca a reitora Fátima Padoan. “Ano após ano, a Uenp tem conquistado seu espaço e o seu protagonismo no desenvolvimento regional. Hoje, a universidade se faz presente na vida de milhares de pessoas, que são assistidas por meio dos projetos de diversas áreas que estão ao alcance da comunidade."

“Ao logo dos 15 anos, essa universidade cresceu de maneira expressiva em termos quantitativos e, sobretudo, em termos qualitativos. É hoje uma referência dentre as universidades Estaduais no Paraná e no País e destaca-se cada vez mais no cenário nacional com inserção internacional”, enalteceu o superintendente da Seti (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), Aldo Nelson Bona.

“A Uenp é um patrimônio desta terra e do nosso povo. Nesses 15 anos, o trabalho realizado pela Instituição contribuiu para melhoria da qualidade de vida da nossa gente, alcançando as pessoas para além das salas de aula, em questões como educação pública, o meio ambiente, a cultura, a cidadania, os direitos humanos, a saúde pública, o empreendedorismo, a assistência jurídica, dentre outros, de diferentes públicos, desde crianças até idosos”, destaca o vice-reitor da instituição, Fabiano Gonçalves Costa.

DECRETO ESTADUAL

A Uenp foi criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, e autorizada pelo decreto estadual 3909/2008, reunindo as antigas instituições de ensino superior: Fafija (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho), Faefija (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho), Fundinopi (Faculdade de Direito do Norte Pioneiro), FFALM (Fundação Faculdades Luiz Meneghel) e Faficop (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio). (Com informações da Uenp)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1