Luciana Pombo
De Curitiba
A negligência no trânsito e a imprudência foram os principais responsáveis pelo aumento em 78% no número de mortes em acidentes nas rodovias estaduais e federais que cortam o Paraná durante o período de Ano Novo, em relação ao ano anterior. Segundo o sub-comandante da Polícia Rodoviária Estadual, major Celso José Mello, os motoristas não souberam respeitar as normas básicas de trânsito.
Em todo o Estado, foram registrados 230 acidentes, com 187 feridos (8% a mais do que o ano anterior) e 16 mortos. No litoral do Paraná, o número de acidentes foi menor do que no mesmo período do ano anterior. Foram registrados 31 acidentes, com 12 pessoas feridas. Entre os acidentes mais graves registrados no local está o atropelamento do policial Evandro Copetti, de 25 anos, que fazia a orientação do trânsito na PR-412, no trecho entre Praia do Leste e Pontal do Sul.
Nas estradas que cortam o Paraná, um acidente grave deixou três pessoas mortas e cinco feridas. Foi na BR-277, no trecho entre Irati e Palmeira, na tarde do dia 31 de dezembro. Uma camionete Ford F-1000, com placas HRH 8092, de Maracaju (MS), bateu de frente com uma kombi, placas AQB 0002, de Fernandes Pinheiro (PR), de propriedade da Prefeitura daquele município. O condutor da camionete, Vilnor Edison Fauth, de 32 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Madre Tereza de Calcutá, em Palmeira. Os demais passageiros foram levadas com ferimentos médios para o hospital. O motorista da kombi, Marcos Antonio Loss (36) e os passageiros Sebastião Pires (62) e Luiz do Amaral (idade não fornecida) morrem no local. (L.P.)