Cresce número de ocorrências nos finais de semana em Maringá
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de janeiro de 1998
Marccio W. Varella 
A Polícia Militar de Maringá atendeu a 13 ocorrências no domingo, entre assaltos, arrombamentos a residências, lojas comerciais e furto de veículos. O número cresceu em relação aos 11 casos registrados no domingo anterior. Maringá tem média de três arrombamentos por dia, principalmente em residências dos bairros Aeroporto, Jardim Alvorada e Morangueira. A Polícia Civil tem apenas cinco equipes para investigar todos os casos registrados pela PM.
Até o final da tarde de ontem, a polícia ainda estava sem pistas dos ladrões que levaram R$ 20 mil do caixa eletrônico da agência do Unibanco, no centro da cidade, e mais R$ 5 mil do açougue Nacional Carnes, na Avenida Cerro Azul. No primeiro caso, os ladrões usaram um pé de cabra. Por volta das 12 horas, eles se aproveitaram da saída de um cliente para entrar no caixa eletrônico - não havia sinais de arrombamento na porta, segundo a polícia. O vídeo do sistema eletrônico foi retirado para que os assaltantes pudessem entrar e retirar o dinheiro.
No açougue, segundo a gerente Rute Tokikawa, dois assaltantes esperaram o caixa ser fechado, às 12 horas, para entrar na loja e render os três funcionários. Eles entraram pela porta do lado. Sabiam a hora em que a gente fecha o caixa aos domingos. Nos renderam, deram um tiro perto do meu pé para impressionar, me forçaram a abrir o cofre e fugiram numa Belina branca, relatou.
Segundo o delegado-chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Leonil Cunha Pinto, uma das armas usadas no assalto ao açougue, uma pistola 7.65, foi jogada para fora do carro depois do assalto. Os dois assaltos foram realizados por bandidos de outras cidades. Até amanhã (hoje) deveremos ter pistas.
Em Paiçandu (10 km de Maringá), policiais civis e militares prenderam 16 pessoas suspeitas de furtos e roubos a residências e lojas praticados nos últimos dois meses. Dez deles eram menores e foram encaminhados ao Conselho Tutelar no último domingo e em seguida liberados. Seis maiores de idade foram detidos por receptação de objetos roubados e porte de maconha. Segundo o delegado José Luiz Maron, os maiores usavam os menores para roubar lojas e residências. Os seis maiores estão detidos.


